Trabalhos 2016

Centro de Convívio da Casa do Povo de Água de Pena (Machico)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Após a abertura e limpeza das embalagens foi necessário separar o selo Tetra Pak e o símbolo FSC. Recortar os elementos que mais se destacam nos frutos, incluindo os tons e as formas das folhas. Foi necessário desenhar tiras e recortar para a fruteira.
A estrutura dos frutos foi construída com caixas de cereais, Desenhamos e recortamos as formas de modo a criar frutos tridimensionais.
Com a base estruturada os frutos ganharam vida com as cores selecionadas e recortadas das embalagens compal.
Todas as frutas construídas e a fruteiras para dar base e exposição aos frutos.
O conjunto de frutas finalizado.
Recorte dos frutos e caixas de cereais.

Memória Descritiva:

Memória descritiva
“Cria uma fruta, colhe os prémios”
O Centro de Convívio IDOSOATIVO de Água de Pena associou-se ao passatempo promovido pela SUMOL+COMPAL Marcas, S.A., e pela TETRA PAK PORTUGAL, Sistemas de Embalagem e Tratamento para Alimentos, S.A., em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa. Abraçamos os objetivos gerais deste projeto destacando a importância de uma alimentação diária equilibrada, induzindo mensagens relacionadas com a sustentabilidade, com a reciclagem, com a reutilização de materiais e com a interpretação da simbologia utilizada pela marca Compal.
Destacamos a fruta rica em vitaminas, fibras, água, repositório precioso de fitoquímicos fundamentais para a saúde e para a preservação dos tecidos celulares, bem como é indispensável para a prevenção de doenças relacionadas com carências nutricionais. Além de nutrir, a fruta tem propriedades antioxidantes e desintoxicantes.
O projeto foi desenvolvido por toda a comunidade da instituição, desde o processo de recolha das embalagens, recorte, limpeza e separação dos vários componentes que coordenam a apresentam final.
Ao longo do projeto destacamos os múltiplos elementos da embalagem da Compal, as cores, as formas dos frutos, o prateado do interior, as tampinhas, o selo Tetra Pak e o símbolo FSC.
Selecionamos a pêra, a maça, a banana, o ananás, a uva, o limão e a melancia para dar animação a este projeto.
Todos os frutos foram desenhados em caixas de cereais, um elemento sustentável que propiciou uma excelente base em 3D.
Exibem com muita nitidez e clareza o selo Tetra Pak e o símbolo FSC.
Na concretização dos elementos deste projeto a cola quente foi o componente de união.
O ananás é composto por inúmeras camadas de círculos sobrepostos. Foram selecionados das embalagens pelos tons mais semelhantes à fruta. Recorremos sobretudo às embalagens Compal Ananás/Coco. A coroa é formada por tons verdes, folhas com diferentes tamanhos. O ananás é uma fruta digestiva, uma vez que contém elevadas quantidades de enzimas particulares para o efeito.
Para as bananas recorremos aos tons verdes e amarelos das embalagens. É uma fruta rica em potássio, proteínas e fibras dietéticas.
Apresentamos um limão dividido a meio, expondo um interior prateado e amarelo. O exterior coberto de pequenos pedaços das embalagens em tons verdes. Muito rico em vitamina C, mas também em vitamina A, B, I e P. Excelente fonte de cálcio, cobre, magnésio, iodo, ferro, fósforo, silício e ácido málico.
As maçãs foram produzidas com os tons vermelhos das embalagens. As folhas recortadas das embalagens para o topo em duplicado para visualizar de vários lados a cor e a forma. Acrescentamos ao topo um elemento retirado das verdadeiras maçãs. As maçãs constituem uma grande fonte de vitamina C, potássio e ácido fólico (conhecido como vitamina B9 ou M, essencial para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina).
As peras destacam-se pelos tons verdes e pela excelente apresentação em 3D. As peras constituem uma boa fonte de fibras dietéticas e têm um reduzido nível de potássio, o que é benéfico para pessoas que necessitam de dietas com baixos níveis de potássio.
Na fatia da melancia destacamos os tons vermelhos das embalagens, retocamos com um leve toque de esponja esses mesmos tons. As sementes aparecem negras, pintadas com marcador. A melancia é rica em açúcares naturais, fibras dietéticas e vitamina C.
As tampinhas também pertencem as embalagens da Compal, por isso também tinham que brilhar. Resplandecem num cacho de uvas, acompanhadas de uma folha repleta de pequenos recortes verdes das embalagens e de elementos prateados. As uvas têm elevado teor de açúcar, bem como fibras dietéticas, vitamina A e C e potássio.
Esta produção não estaria completa sem a uma fruteira, um elemento que ao juntar-se a esta organização deu-lhe um ar mais fresco e luminoso. Pequenas tiras, transformadas em pequenos rolos, que unidos produziram uma linda peça artística. O prateado as embalagens faz brilhar a fruteira, mas também engrandece a rica composição e pigmentação dos frutos.
Deste passatempo resultaram um conjunto de frutas luminosas e visualmente sublimes.
Centro de Convívio IDOSOATIVO de Água de Pena