Trabalhos 2016

Colegio S. Filipe (Setúbal)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Estrutura do Ananás (esferovite para a estrutura base) e Recorte das embalagens recolhidas pela comunidade escolar
Interior do fruto - Colagem de partes de embalagens amarelas para dar o aspeto do interior do fruto próximo da realidade
Casca do Ananás - pormenor do exterior, já finalizado com os símbolos obrigatórios

Memória Descritiva:

Cria uma fruta: Ananás
Foi no âmbito do passatempo “Cria uma fruta, colhe os prémios”, inserida no Programa Eco-Escolas, que os alunos do 3.º ano de escolaridade elaboraram um fruto.
Sensibilizados, numa primeira fase, sobre a importância do adequado reencaminhamento das embalagens usadas para o ecoponto amarelo, partiu-se à pesquisa dos frutos existentes, a escolha de um fruto (ananás), para elaborar e pesquisámos a sua origem, características, produção e benefícios nutricionais.
O Ananás é um fruto originário da América tropical e subtropical. É rico em vitaminas C e E que lhe conferem uma ação antioxidante, com efeitos sobre os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele e o aparecimento de algumas doenças. Também é uma fonte importante de vitaminas do tipo A e B, que protegem e regulam o organismo.
O modo de produção, a nível tecnológico (no caso brasileiro) é bastante heterogêneo, com áreas que empregam toda a tecnologia disponível (análise de solo, correção da acidez, adubação no plantio e de cobertura, tratamento de indução floral, pulverizações contra pragas e doenças).
Refrescante, o ananás é ainda rico em fibras e sais minerais (fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio), que o organismo não consegue fabricar e por isso devem ser ingeridas através dos alimentos. O fruto é bom para a digestão porque contém uma enzima, a bromelaína, que tem influência positiva no processo digestivo. Para além disso, a enzima tem também uma ação anti-inflamatória, que ajuda a prevenir o aparecimento de doenças autoimunes, como a artrite reumatóide.
Sendo a reutilização de materiais, tanto quanto possível, condição para a elaboração do projeto e estando conscientes da importância de integrar a comunidade na atividade em geral, tratamos de angariar junto desta as embalagens necessárias para dar início à construção do fruto. A opção foi a utilização de esferovite para a estrutura inicial (forma do ananás), e as embalagens para o revestimento. Para o corpo do ananás fizemos triângulos para criar uma textura diferente e mais próxima da casca do fruto representado. O trabalho tem as seguintes dimensões: 35 cm de altura e 20 cm de largura.
Com o total envolvimento e sensibilização da comunidade, os alunos abraçaram o projeto com bastante entusiasmo, grande dinamismo e criatividade, partilharam ideias e pontos de vista e souberam superar dificuldades encontradas, com base na comunicação e entreajuda.