Trabalhos 2016

E.B. 2,3 de Gualtar (ex. Escola Básica de Gualtar) (Braga)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Etapas de construção do nosso ananás...
O ananás o centro e a inspiração do nosso grupo de trabalho para continuar a produzir novos frutos...
Pormenor do ananás com os símbolos da Compal, FSC e Tetra Pak...
O nosso ananás - uma peça decorativa e utilitária, servindo de suporte para palhinhas...
O nosso ananás…

Memória Descritiva:

Fruto: ANANÁS. Foi elaborada uma peça decorativa/ utilitária, tridimensional, com (42x 24cm), tendo como recurso prioritário a reutilização das embalagens de TRETA PAK da Compal.
Materiais: TRETA PAK da Compal de sabores variados, cartão, compasso, régua, lápis de grafite, marcador de acetato, tesoura, agulha de coser lã, e de croché, fios de lã, tinta de vitral, pincel, jornal, e cola quente.
Modo de execução:
Foi feita pelos alunos uma pequena pesquisa sobre três frutos: Ananás, cereja e romã. Na pesquisa efetuada, foi tido em conta, a origem do fruto, modo de produção, características e os seus benefícios nutricionais. A turma foi organizada em três grupos de trabalho. Cada grupo ficou responsável pela execução de um fruto.
A forma do ananás tem por base a construção modelar de uma bola de futebol.
1º Começamos por abrir, lavar e espalmar os TRETA PAK.
2º Divisão da circunferência em cinco e seis partes iguais.
3º Desenhamos o pentágono e o Hexágono regular.
4º Fizemos os moldes em cartão do hexágono e do pentágono regulares, ambos com as mesmas medidas dos lados.
5º Usando os moldes traçados, desenhamos nos TRETA PAK 11 pentágono e 25 hexágonos.
6º Com a agulha e o fio de lã, fizemos o ponto de recorte à volta das formas (hexágono e pentágono).
7º Começamos por unir as formas cozendo-as: um pentágono e cinco hexágonos nas pontas; cinco pentágonos, cinco hexágonos; cinco hexágonos, cinco Pentágonos, cinco hexágonos.
8º Enchemos o interior da forma com folhas de jornal amachucado.
9º Cortamos três bases dos TRETA PAK, e desenhamos um conjunto de folhas (tendo como molde uma folha do ananás), colocando à volta das folhas um ponto de recorte verde.
10º Fechamos a forma cozendo-a às folhas ao ananás.
11º Com a tinta de vitral colorimos o ananás tendo em conta a cor do mesmo, assim como as folhas com tonalidades de verde.
12º Fizemos uns pequenos “Pompons” para dar textura ao fruto e colamos com cola quente.
Durante todo o processo tentamos usar o mínimo de materiais não recicláveis e usar ao máximo os TRETA PAK, tendo em conta o objetivo do concurso.
O fruto apresentado tem como função não só o aspeto decorativo, mas também pode servir de suporte para colocar palhinhas ou guardanapos.
Foram ainda elaborados mais dois frutos (cereja e romã), sendo o ananás o fruto selecionado pelo grupo turma.
O trabalho desenvolvido foi feito pelos alunos do 5º B na Escola Básica de Gualtar (Agrupamento de Escolas Carlos Amarante) – Braga, no âmbito da Disciplina de Educação Tecnológica.
Pesquisa sobre o ananás
O ananás tropical (Ananas comosus) é originário da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. Este fruto é obtido da planta ananaseiro ou ananás, planta herbácea cujas inflorescências nascem no cimo, tem aproximadamente 30 cm de comprimento e 15 cm de diâmetro, forma ovada e grossa e termina numa coroa de folhas. Propaga-se por estacas e prefere o calor, sendo muito sensível às alterações bruscas de temperatura. Na ilha de S. Miguel, Açores, é produzido em estufas que reúnem todos os fatores bióticos e abióticos necessários, demorando, em média, todo o processo de produção cerca de 18 meses.
O ananás maduro exala uma fragrância muito singular e tem sabor agridoce. A nível nutricional, tem um elevado teor em água, os Os glúcidos ocupam o segundo lugar e as quantidades de proteínas e lípidos são muito baixas. O seu valor calórico, tendo em conta a sua composição, é muito baixo. Por cada 100 g de produto fresco comestível forne-cem-se entre 64 e 101 kcal. Pode-se consumir em cru ou como ingrediente de sumos, conservas, licores, compotas, etc. Tanto o fruto como as folhas usam-se na preparação de compostos medicinais. No entanto, grande parte da produção mundial destina-se à indústria de conservas, para se obter o ananás em calda de açúcar. Outro grande uso é a obtenção de sumo de ananás.
Etapas de construção do nosso ananás...
O ananás o centro e a inspiração do nosso grupo de trabalho para continuar a produzir novos frutos...
Pormenor do ananás com os símbolos da Compal, FSC e Tetra Pak...