Trabalhos 2016

Escola Básica Dr. José Pereira Tavares (Oliveira de Azeméis)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Uvas às tirinhas - JI do Curval, Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis
Cerejas Geométricas - Estudo e preparação - Escola Básica do Curval, Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis
Cerejas Geométricas - Montagem e decoração - Escola Básica do Curval, Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis
Uvas & Cerejas - JI e Escola Básica do Curval, Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis

Memória Descritiva:

CRIA UMA FRUTA, COLHE OS PRÉMIOS.
MEMÓRIA DESCRITIVA
Por terras do Curval, tudo começou por uma apresentação do passatempo “Cria uma fruta, colhe os prémios”. Pequenos e (um pouco mais) graúdos depressa abraçaram o novo projeto e começou a saudável discussão: que frutos produzir? Várias foram as hipóteses levantadas mas, democraticamente, fez-se a escolha: uvas para o pré-escolar e cerejas para o 1º ciclo.
Numa primeira fase foram recolhidas as embalagens Tetra Pak da Compal que, em vez de terem como destino o ecoponto amarelo, rumaram às salas de aula para serem reutilizadas e darem forma e cor aos projetos.
Chegou a fase da execução, arregaçaram-se as mangas e fez-se magia…
Uvas
Inicialmente foram feitas as bolas (bagos), a partir de tiras de 1,5 cm de largura e de 25 cm de comprimento, que se sobrepuseram/encaixaram até ficar no formato pretendido (esferas). Para este efeito foi apenas usado o agrafador.
As folhas foram recortadas também na mesma matéria-prima (embalagem de sumo Compal). Posteriormente foram mergulhadas em lápis de cera derretidos (cor verde).
O cacho foi montado usando o agrafador e tiras do mesmo material.
Cerejas
Mais uma vez se provou que a Matemática está em todo o lado. Compassos e réguas em punho e os mais velhos construíram triângulos equiláteros e exploraram a forma de os inscrever numa circunferência. Após várias tentativas e erros, EUREKA: molde criado! Foi a vez de os caloiros do 1º ano contornarem o molde nas embalagens da Compal (previamente espalmadas), de recortarem os círculos (20 por cada cereja) e fazerem a dobragem dos triângulos. Os círculos foram agrafados uns aos outros e deram forma às cerejas. Pinceladas de tinta vermelha aqui e acolá e objetivo cumprido…
Um pouco de imaginação e criaram-se os pedúnculos, uma pesquisa na internet e desenhou-se a folha. Nesta última fase recorreu-se, igualmente, às embalagens de Compal e o papel crepe verde foi um precioso aliado para dar um toque de cor.
À arte da escultura com embalagens Tetra Pak da Compal juntou-se a curiosidade das crianças e a vontade de conhecer melhor os frutos criados e tão apreciados. Assim…
A uva é uma pequena baga redonda ou oval que cresce em cachos (de 15 a 300 frutos). É fonte de hidratos de carbono, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais tais como o ferro, cálcio e potássio. São muitas as propriedades benéficas desta fruta e o seu consumo pode ajudar a prevenir vários problemas de saúde: complicações cardíacas, tensão/pressão alta, problemas de estômago e nos rins, entre muitos outros.
Por outro lado, a cereja é um fruto pequeno e arredondado que pode apresentar várias cores. É uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como: vitamina A, B1, B2, C, niacina, cálcio, fósforo, ferro, lipídeos e flavonoides. A cereja ajuda a eliminar toxinas e líquidos, tem poucas calorias e contem fibra, que sacia e combate a prisão de ventre. Embora não esteja cientificamente comprovado, no Curval acreditamos que este fruto fomenta a imaginação: na verdade, quem nunca fez brincos de cerejas?