Trabalhos 2016

Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Sensibilização aos alunos do 1º ciclo para a recolha de embalagens de Compal.
Processo - Realização da espiral... em crescendo.
Pormenor_Símbolos
Pormenor
Pera aerodinâmica_ produto final

Memória Descritiva:

1º Os alunos do 7ºD da Escola Cidade de Castelo Branco do Agrupamento Nuno Álvares em Castelo Branco realizaram esboços de frutos e pesquisas para saberem mais sobre as propriedades e proveniência das diversas frutas nacionais (contando com o ananás dos Açores).
2º A fruta escolhida foi a pera porque está próxima de nós, a sua produção na Cova da Beira.
3º A definição da forma escolhida em espiral tem a ver com a ideia de algo que se começa e se vai multiplicando em crescendo (como a ideia de reutilizar) e em fatias porque tem a ver com as doses diárias que são necessárias ao nosso organismo para o fortalecer. O píncaro com um tubo que é utilizado para se sugar o sumo das embalagens pequenas também é uma tentativa de aproximação do fruto à embalagem. Para amplificar esta ideia temos a folha recortada com material reutilizado de embalagens Compal.
4º Para este projeto definiu-se que seriam necessários: 14 embalagens de litro tetra pack Compal; 2 metros de arame grosso; alicate universal com corte; tubo de plástico PVC; base de madeira que foi reutilizada de um projeto anterior; tesoura; palhinhas de embalagens Compal pequenas; guilhotina para “fatiar” as embalagens; berbequim com broca de madeira e fita-cola.
5º Os alunos foram divididos em grupos de 2 e foram às turmas do 1º ciclo para sensibilizar estes alunos para a recolha seletiva de embalagens e para o significado do símbolo SFC nas embalagens tetra pack da Compal, em especial. Os alunos do 1º ciclo ouviram com atenção e na semana seguinte trouxeram embalagens suficientes para o projeto.
6º Com as embalagens lavadas e espalmadas fatiamo-las com a ajuda da guilhotina tendo o cuidado de não cortar os símbolos “Compal” e “SFC” e separando as fatias que os tinham.
7º Com a ajuda de um alicate e de dois alunos realizámos a espiral com a forma de Pera e inserimo-la no eixo/tubo. Com a ajuda de um berbequim realizámos um furo na base de madeira para inserir o tubo com a espiral na vertical.
8º Os alunos que trabalharam no projeto (4) para montarem as fatias na espiral para irem dando forma ao objeto foram inserindo 1 símbolo (fatia) Compal- 3 fatias normais- 1 fatia SFC- 3 fatias normais- 1 fatia Compal, sempre por esta ordem e até ao fim para que se pudesse olhar para o objeto e ver sempre um símbolo Compal e um símbolo SFC. A fita-cola serviu para ir fixando as fatias dos símbolos ao arame da espiral.
9º Os alunos e o professor ajustaram a forma e encaixaram em cima, a forma do píncaro com a folha recortada para encaixar na base que serve de apoio ao fruto.