Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 de Valongo do Vouga (Águeda)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Fase de estruturação do objeto dimensional em cartolina brístol
Fase de montagem e colagem do objeto
Corte das embalagens Tetra
Corte das embalagens Tetra e colagem sobre a estrutura formada
Fase de aplicação-colagem sobre a estrutura
Fase de concretização da fruta - ananás
Fase de concretização/acabamentos da fruta - ananás
Fase de exposição da fruta-ananás
Fase de exposição da fruta-ananás
Fase de concretização da fruta

Memória Descritiva:

INTRODUÇÃO:
Refere-se a presente memória à apresentação técnico prática de um objecto criado a partir de embalagens Tetra Pak e que o grupo de alunos construiu sob a orientação de seu professor de educação visual e educação tecnológica em atividade letiva, e coordenador do projeto Eco Escolas.
O presente trabalho, reúne um conjunto de técnicas e materiais que na sua estruturação prática, relaciona uma perspectiva de acção pedagógica, permitindo evidenciar ao nível da representação atitudes e conhecimentos.
Assim e considerando a acção cívica da política dos três Rs, e os conhecimentos sobre técnicas e materiais, o grupo de alunos que se envolveu no projecto, desenvolveu entusiasticamente a sua acção após terem decidido explorar o fruto “Ananás/Abacaxi” que teve como suporte informativo a pesquisa realizada.
EXECUÇÃO TÉCNICA E MATERIAIS:
O trabalho realizado, obedece aos princípios definidos para o passatempo, tendo os participantes tomado conhecimento dos objectivos propostos, através da leitura do folheto informativo.
Foram recolhidas um conjunto de informações para melhor facilitar o desenvolvimento do projecto. Respeitando as dimensões definidas, e após esboço do trabalho, iniciou-se a construção de uma estrutura base em cartolina brístol seguida da colocação de todos os elementos recortados das embalagens e colados sobre a estrutura, com cola Termo fusível. Todos os espaços foram recobertos de acordo com a funcionalidade estética que se propunha. A base caule do fruto foi desenvolvido a partir de material plástico configuração circular obtida a partir de garrafão de água cortado e recoberto.
ENVOLVÊNCIA DOS ALUNOS:
De entre os alunos grupo participante que se envolveu, em articulação com a área das ciências naturais, e trabalho de pesquisa, ampliaram os seus conhecimentos relativamente ao valor nutritivo, características e benefícios nutricionais.
O Ananás / Abacaxi, apelidado do rei da fruta pelo seu aspeto de coroa que compõe o fruto, provém de regiões subtropicais e tropicais.
É difícil a distinção entre o ananás e o abacaxi. O abacaxi é criado ao ar livre em climas tropicais o que permite ganhar um sabor mais adocicado, menos ácido e mais pequeno que o abacaxi.
VALOR NUTRITIVO DO ANANÁS:
Rico em vitamina C e B6, folato, tiamina, ferro e magnésio e ainda, bromelaína e um enzima que estimula a digestão, acção refrescante, purificadora, laxante e mineralizadora, com elevado conteúdo de àgua e baixo valor energético. O fruto sumarento e perfumado, está também repleto de enzimas benéficas para o tratamento de coágulo sanguíneo susceptíveis nas causas de trombose.
O ananás é um fruto bastante saudável e com toda a certeza uma fruta muito rica e importante na lista dos alimentos mais importantes para uma dieta saudável.
• É rico em fibras dietéticas e sais minerais (fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio).
• Ação anti-inflamatória, devido à enzima bromelaína, que atua ao nível e algumas doenças como a artrite reumatóide.
• Ação antioxidante, potenciada pela vitamina C e pelo beta-caroteno, que protegem o organismo contra a ação dos radicais livres.
• A riqueza em vitamina A ( beta caroteno ), C e complexo B que atuam positivamente ao nível da protecção e regulação do organismo.