Trabalhos 2016

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Árvore depois de  preenchida com os frutos que cada criança elaborou em casa com a família
Banana totalmente elaborada com embalagem compal.
Crianças da sala heterogénea a colocarem os frutos na árvore.
Crianças de 3 anos a preencherem a árvore com os frutos que elaboraram
Flor identificativa de cada criança feita na sala individualmente, acompanhada com a mensagem ...
Laranja elaborada com bola de esferovite, recortes de embalagem de compal recortada em trinângulos pintados com tinta laranja
Morango elaborado em jornal forrado com guardanapo e acabamento com embalagens compal.
Cacho de uvas elaborado com tampinhas,  embalagem compal e arame.

Memória Descritiva:

Concurso “cria uma fruta, colhe os prémios”
Memória Descritiva
Se o ano passado as famílias nos foram essências, fazendo-nos chegar embalagens Compal para construirmos uma árvore. Este ano demos mais um paço, sentindo-se a recetividade do ano anterior das famílias, entendemos sensibiliza-las no sentido de as envolver na construção de um fruto, para preencher a nossa árvore . Assim aproveitando o arranque da primavera começamos por divulgar o projeto junto da comunidade educativa, crianças pais e outros familiares, deixando em aberto a possibilidade de colaborarem e produzirem fruto que entendessem para preencher a nossa árvore, - Um ramos seco de damasqueiro que pintamos de branco e que começou por se apresentar com uma flor correspondente a cada criança e cuja folha continha uma mensagem que dizia… "Esta é a minha flor... que em fruto se vai transformar, depois de em casa o elaborar..."
Muitos foram os familiares que aceitaram o desafio lançando-se em construções únicas e muitas criativas. Todas as construções foram elaboradas com embalagens Tetra Pack /FSC/Compal, os materiais mais utilizados nas construções foram as colas, tintas, mas outros há a que também se recorreu, como sejam, tampinhas, arame rolhas de cortiça… . Houve a preocupação dos símbolos aparecerem visíveis nos frutos elaborados , que são muitos diversos. Desde morangos, cerejas, banana, laranja, pêra, uvas maçãs…
Apresentamos uma árvore muito, colorida, que só nos pode fazer sentir satisfeitos e muitos orgulhosos, consequência do resultado obtido, mas também e muito, consequência do esforço empenho e tempo que este projeto possibilitou a pais e crianças, para estarem juntos, construindo algo.
Participaram neste projeto, crianças e Pais do jardim de inf. mais precisamente sala de 3 anos e sala Heterogénea (3,4 e 5 anos).
Coordenou e acompanhou este projeto a Diretora Técnica, também coordenadora do programa Eco-Escolas Isabel Correia.