Trabalhos 2016

Escola Secundária João da Silva Correia (São João da Madeira)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Preparação do material
Construção dos diversos elementos
As Maçãs
O cesto com as maçãs

Memória Descritiva:

Quando analisada a informação sobre o concurso da Compal, o clube de Ciências da Escola João da Silva Correia, constituído por 13 alunos do 8º ano, ficou imediatamente motivado para participar.
Iniciou-se logo um debate sobre o que fazer e como fazer!
Os alunos decidiram por colocar recipientes na escola para recolha de embalagens da Compal. Todas as semanas, na hora do Clube, recolhiam embalagens e posterior limpeza das mesmas.
Quando finalmente o projeto a concurso foi consensual, começaram a cortar as embalagens e orientar o trabalho para construção do cesto de fruta e as maçãs.
Para a escolha do fruto, foram tidos em consideração os objetivos do concurso.
Em termos nutricionais:
“Uma maçã por dia mantém o médico afastado”.
A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz desta fruta uma importante aliada na prevenção de doenças. Como por exemplo:
Diabetes: A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controlo da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.
Colesterol: que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol, ao formar uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.
AVC: Frutas com a polpa branca, como maçã, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
Problemas respiratórios: A maçã possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória e ainda protegem os pulmões.
Doenças estomacais: A maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.
Prevenção de cárie dentária: Alguns dentistas recomendam que os pais ofereçam maçãs às crianças que comem muitos doces, pois a fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e das gengivas.
Cérebro: Devido às vitaminas do complexo B, a maçã também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá por ela ser uma ótima fonte de nutrientes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico. Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Cancro e envelhecimento: Por ser rica em taninos e flavonóides, que são fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios, a fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do cancro do cólon, da próstata e da mama.
Saciedade: As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.
Em termos ecológicos:
A maçã é uma fruta abundante localmente e em todo o ano, o que a torna um produto ecológico, pois diminui os gastos e poluição ao nível dos transportes.