Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 de Madalena (Vila Nova de Gaia)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Revestimento das embalagens com cola e pasta de papel
Pintura da pasta de papel com a cor associada ao fruto
Revestimento do fruto com recorte de embalagens Compal
Banana - produto final
Banana - produto final
Pormenor FSC

Memória Descritiva:

Frase motivadora:
1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no mundo.
Memória Descritiva / Justificativa
1ª fase: - envolvimento de toda a comunidade escolar na recolha de embalagens da Tetra Pak utilizadas pela marca Compal, divulgando ao mesmo tempo o significado do símbolo FSC® constante das embalagens.
2ª fase: - foi feita a reciclagem (recolha e seleção) de embalagens de plástico, de sumos e de outros alimentos, de modo a estruturar a forma dos frutos a moldar.
3ª fase: -revestimento das embalagens com cola e pasta de papel a partir de folhetos promocionais de supermercados e jornais.
4ªfase: -pintura da pasta de papel com a cor associada ao fruto a desenvolver.
5ªfase: - revestimento do fruto com recortes das embalagens de cartão da Compal com os símbolo do FSC e Tetra Pak, reforçando a textura do fruto.
6ªfase: - foi feita a deposição das embalagens de cartão excedentes no ecoponto amarelo.
Descrição do fruto elaborado salientando a origem, modo de produção, características e benefícios nutricionais.
A banana tem origem no sudoeste asiático, tendo sido levada pelos colonizadores portugueses dos séculos XV e XVI para as ilhas atlânticas da Madeira e Açores, Brasil e costa ocidental africana. Só passa a ser comercializada de forma generalizada na Europa no século XIX após o desenvolvimento de técnicas de conservação e refrigeração.
A banana é produzida em plantações em todas as regiões tropicais.
A banana é um pseudofruto partenocárpico, ou seja, corresponde ao desenvolvimento do ovário sem fecundação (pelo que não tem sementes). As bananas desenvolvem-se em bananeiras, plantas herbáceas, que apresentam um caule suculento e subterrâneo (rizoma) a partir do surgem “falsos” troncos que resultam da sobreposição de folhas. As flores dispõem-se numa espiga terminal, onde posteriormente se desenvolverá o pseudofruto.
A banana apresenta polpa macia, saborosa e doce. É utilizada abundantemente na alimentação humana pois é uma fonte de fibras, potássio, e vitaminas C e A. As fibras são importantes reguladores do trânsito intestinal pelo que devem fazer de uma alimentação equilibrada. O potássio é um elemento mineral que se encontra em maior concentração no interior celular, tem um papel importante no relaxamento muscular, na secreção de insulina através do pâncreas e na conservação do equilíbrio ácido/base. Em relação às vitaminas C e A estas são antioxidantes que previne o envelhecimento celular e enquanto a primeira intervêm também na produção de colagénio, importante entre outros no processo de cicatrização, a segunda intervêm na formação dos ossos e condiciona o funcionamento da retina.