Trabalhos 2016

Escola Profi. Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Um dos elementos responsável pela construção da fruta Compal, orgulhoso com o resultado conseguido.
Rodrigo mostra mais de perto o cacho de uvas Compal.
Pormenor dos bagos das uvas, reutilizando embalagens da Compal.
Aspeto do cacho de uvas, incidindo em alguns pormenores.

Memória Descritiva:

O desafio "Fruta Compal" foi lançado a todas as turmas no 1º Conselho Eco-Escolas deste ano letivo.
Várias turmas mostraram-se interessadas em participar. No entanto, como a elaboração da fruta coincidiu com altura de estágios, a turma que ficou responsável pela construção da fruta foi a turma do 3º ano do Curso Técnico de Produção Agrária (variante animal).
O desafio começou com a escolha do fruto a construir…
Surgiram logo duas hipóteses interessantes: um cacho de uvas (dado a nossa região ser a maior produtora vitivinícola em Portugal) e a pera-Rocha (denominação de “origem protegida” de um fruto que apenas é produzido na região Oeste).
Os alunos em questão decidiram optar pelo cacho de uvas pois, consideraram que, apesar de dar mais trabalho, daria um resultado final muito melhor.
Assim, o processo começou com a recolha de embalagens Compal, desafio lançado e acolhido por toda a comunidade escolar.
De seguida, partiram para a oficina da escola, onde reutilizaram arame existente no local e manualmente tornearam, bago a bago, a armação onde seriam colocadas as embalagens Compal. Processo moroso e difícil, só possível com o empenho dos alunos envolvidos. Seguidamente, cada pacote foi cortado ao meio e resultou em cada um dos bagos do cacho de uvas, sendo presos também por pequenos arames. Com algum jeitinho, já parecia um cacho de uvas! Depois faltava a parra (folha da videira)… Embora cada casta possua uma parra característica, tentou-se representar as nervuras com as palhas dos pacotes e os símbolos “FSC” foram colocados nos bordos a simular os rebordos que a folha da videira costuma possuir.
Os alunos mostraram-se muito orgulhosos com o resultado final! Apesar de não estarem todos presentes na foto (dado terem participado num intercâmbio), o Rodrigo mostra o entusiasmo e orgulho no resultado conseguido!