Trabalhos 2016

Colégio Infanta Dona Maria de Portugal (Sintra)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Construção da fruta com a técnica do balão e pasta de papel.
Conclusão da construção da fruta
Utilização de embalagens da Tetra Pack e da Compal
Conclusão do Projeto
Demonstração do Projeto
Demonstração do Projeto à Comunidade Educativa
A Turma que realizou o Projeto

Memória Descritiva:

Os participantes, no passatempo, foram todos os alunos do Kinder ( JI) e da Primary (1º. Ciclo) do Colégio Infanta D. Maria de Portugal.
Começamos por lançar o desafio aos alunos de projetarem através de um “esboço” uma fruta que gostassem. Assim, depois de todos projetarem as suas ideias, fizemos uma votação para eleger a melhor ideia referente à fruta e quanto à sua utilidade.
A fruta selecionada foi uma melancia que tem como objetivo servir à comunidade escolar sumo da Compal da própria fruta.
Assim procedemos à construção da melancia com a dimensão real da mesma e com um depósito interno para dali podermos extrair o sumo da Compal.
Os materiais utilizados foram:
Pacotes de sumo Compal;
Pacotes de Leite com o símbolo Tetra Pak;
Balão,
Jornal;
Cola branca;
Cola quente
Spray de tinta verde;
Cartão para a base.
Depósito de Plástico
Outros recursos:
Tesoura;
Pinceis
Pistola de cola quente;
Começámos por utilizar a técnica do balão com jornal, colando várias camadas de papel à volta do balão. Depois de estar seco, o papel fica duro e cria uma camada rija e oca em volta do balão que acaba por rebentar, formando assim uma estrutura que deu vida à nossa melancia.
De seguida pintámos a melancia com spray verde e depois de estar totalmente seco, procedemos à colagem de pedaços de embalagens da Compal e outras embalagens com o símbolo da Tetra Pak.
Depois da estrutura estar pronta, procedemos à construção de uma base para servir de apoio à melancia.
Esta base foi construída com uma fina camada de cartão forrada com embalagens Tetra Pak recortadas de modo a parecer pedaços de relva que está no espaço envolvente à melancia.
Para finalizar, o sumo de melancia foi introduzido dentro do depósito e servido a toda a comunidade escolar.
Este projeto foi exposto no átrio da escola de modo a que toda comunidade escolar tivesse fácil acesso e pudesse saborear o sumo de melancia da Compal. O principal objetivo deste projeto foi alertar para a importância da decomposição das embalagens de cartão para alimentos líquidos que devem ser depositados no ecoponto amarelo. Outro dos objetivos visados, foi chamar a atenção da comunidade escolar para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis em especial, para a importância de uma alimentação equilibrada, onde as frutas devem ter uma presença diária.