Trabalhos 2016

Escola Sec. de Vendas Novas (Vendas Novas)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Colagem dos fragmentos das embalagens de Compal no balão
Construção do invólucro que envolve o fruto
Physalis - composição de frutos (fundo preto)
Physalis - composição de frutos (fundo branco)
Physalis
Physalis (pormenor)

Memória Descritiva:

Cria uma Fruta, Colhe os Prémios (Tetra Pak)
Memória Descritiva:
Fruto: Physalis
A Physalis (lê-se fisális) é uma fruta comestível da família das Solanáceas, a mesma do tomate, da beringela, da batata e do pimentão. Nasce em arbusto de caule ereto e ramificado (que pode atingir até 2,5 metros de altura), é pequena (1,25 a 2,5 cm de diâmetro), redonda, de cor amarela/alaranjada e protegida por delicadas estruturas secas, as sépalas, que se assemelham a folhas.
Originária dos Andes a Physalis peruviana L., conhecida em Portugal por tomate -capucho, alquequenge e capucha, é a espécie mais difundida. Apresenta um ciclo curto, pode ser plantada em qualquer época do ano, adapta-se a climas quentes, manifesta tolerância ao frio, mas não gosta de excesso de humidade nem geada. Cada planta produz até 3 kg de fruta.
Rica em vitaminas A e C, fósforo e ferro, além de conter flavonoides, alcaloides e fitoesteroides, a physalis tem, ao mesmo tempo, sabor doce e ácido. Mais consumida in natura, ela também é ingrediente para molhos, compotas, doces, geleias, sorvetes e licores. De aspeto invulgar, serve como elemento decorativo na gastronomia e em degustações de vinho é utilizado como tira-gosto. Folhas, frutos e raízes são usados na medicina popular para combater diabetes, reumatismo crónico, doenças de pele, da bexiga e do fígado.
Processo de construção dos frutos:
- Utilização de balões para dar forma ao fruto,
- Cola branca e papel para a cobertura dos balões;
- Recorte das embalagens (Compal) para envolver todo a estrutura do fruto. O mesmo processo foi utilizado nas folhas.
- Papel e tinta para a construção dos invólucros protetores do fruto.
Detalhe de elemento onde seja visível uma embalagem da Compal e o símbolo FSC® - está visível principalmente nas folhas;
A turma/grupo com o seu trabalho - turma do 12º ano (Artes Visuais) e alunos com Necessidades Educativas Especiais
A coordenadora Eco Escolas - Maria José Rodrigues