Trabalhos 2016

Instituto Duarte de Lemos (Águeda)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Construção da estrutura
Estrutura terminada
Recorte dos sólidos
Colagem dos módulos
Acabamentos finais
Arte final

Memória Descritiva:

Memória descritiva
A escultura a “Maçã” do Instituto Duarte de Lemos foi construída na turma do 8ºB, na disciplina de Educação Visual. Teve orientação e colaboração da professora da disciplina.
O projeto foi inspirado no sólido geométrico de Arquimedes, o rombicosidodecaedro, as faces deste sólido são compostas por três tipos de polígonos regulares. A nossa fruta é composto por vinte triângulos, trinta quadrados e doze pentágonos portanto cerca de sessenta e duas faces, cento e vinte arestas e sessenta vértices.
A partir do tema da unidade didática “estruturas modulares”, foi desenvolvida uma unidade de trabalho. O tema estruturas modulares integrado no currículo, faz uma interseção das artes decorativas, com as artes plásticas, engenharia, arquitetura e design de equipamento. Portanto aliar as aprendizagens em contexto de sala de aula com a participação neste projeto, foi sem dúvida uma mais valia, um complemento que possibilitou aos alunos envolvidos, um leque abrangente de conhecimentos, no sentido de potenciar a aquisição de competências. As atividades desenvolvidas planificadas para esta atividade tiveram como objetivo, envolver os alunos a percecionar o espaço e entenderem as formas no campo da estética, artístico e da funcionalidade, desenvolver o sentido crítico, a criatividade e fomentar a autonomia e o trabalho entre pares.
A colaboração da comunidade educativa marcou o início da nossa caminhada, alunos, professores e funcionários no sentido de se distribuir tarefas: recolha, lavagem e espalmagem das embalagens Tetra Pak.
Etapas de trabalho. Construção da estrutura. Para a realização da estrutura da nossa escultura. O alunos planificaram o sólido geométrico, em primeiro projetaram no quadro branco a planificação do sólido e sobre o suporte de papel cartonado traçaram todas as arestas. Na fase seguinte, com o auxílio de um instrumento de corte, foi efetuado o meio corte em todas as arestas. Depois com muito cuidado e com ajuda de fita cola de papel e cola quente, os alunos uniram as faces, uma a uma. Primeira etapa concluída.
Próxima etapa decoração exterior. Cada aresta media cerca de sete cm, para a decoração da nossa fruta, os alunos planificaram segundo critérios, os módulos maiores com a forma hexagonal aplicaram lettering da marca “Compal” e para as restantes faces aplicaram excertos de embalagens da marca Compal, recortados de forma minuciosa de forma que os símbolos FSC ® e selos fiquem em destaque. Para dar uns apontamentos de cor introduzimos algumas faces nas cores verde, azul e vermelho.
Última etapa acabamentos finais. Na arte final, reaproveitando os restantes materiais, os alunos construíram os restantes pormenores, um píncaro e uma folha. A nossa “maçã” estava assim terminada!
Os alunos gostaram muito do resultado final!
Muito mais que uma escultura, o envolvimento destes alunos foi notável, com o lema “Uma maçã por dia... nem sabe o bem que lhe fazia!”. Deliciosa e versátil, a maçã pode ser consumida nas mais variadas formas. A sua riqueza nutricional torna-a uma super fruta com excelentes propriedades. Sem dúvida que esta atividade permitiu envolver e sensibilizar a comunidade escolar para a adoção de hábitos de vida saudáveis, enfatizando o consumo diário de frutas e legumes. Bem hajam!
Águeda, 21 de março de 2016