Trabalhos 2016

Escola EB1 Nº 6 do Barreiro (Barreiro)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

A recolha dos pacotes foi realizada desde janeiro e no dia 18 de março na Festa da primavera demos inicio à concretização do projeto. A estrutura foi construída com pacotes espalmados.
Num atelier dinâmico os alunos foram colocando as embalagens sob a orientação de uma professora.
Todos os alunos da escola participaram no projeto, umas vez que as turmas participaram no atelier de forma rotativa., pois o mesmo fazia parte de uma manhã especial, dedicada à chegada da primavera com outros ateliers de reutilização de ttampinhas , horta
Esta atividade serviu também para alertar os alunos para a importância de uma alimentação saudável.
A importância de conhecer os símbolos das embalagens e da Politica do três R´s   sobretudo da reutilização  -  Dá um Sorriso ao teu lixo
Mais do que fazer um projeto artístico , este trabalho pretendeu ,chamar mais uma vez a atenção, de alunos e comunidade educativa para dois temas muito importantes - Uma alimentação saudável e a reutilização de embalagens.

Memória Descritiva:

No âmbito da Festa da primavera, atividade eco-escolas, envolvendo todos os alunos da escola, um dos atelers dinamizados por uma professora foi a construção de uma fruta com embalagens Tetra Pak de sumos Compal, que tínhamos recolhido desde janeiro com a participação dos familiares dos alunos e da comunidade escolar. Tinham sido recolhidas e reutilizadadas 173 embalagens.
A fruta escolhida pelos alunos foi a maçã., assim fizemos uma estrutura com pacotes espalmados e o centro com embalagens inteiras. Os materiais utilizados foram apenas as embalagens recolhidas e fita cola .
A maçã ficou uma "escultura" de exterior com cerca de 1,60 m de diâmetro e cerca de 80 cm de altura .
Para nós, sendo uma eco-escola , o importante neste projeto foi demonstrar aos alunos a importância de reutilizar as embalagens e também de ter uma alimentação/estilo de vida saudável e sustentável.
Neste sentido pensamos que o projeto cumpriu os seus objetivos.