Trabalhos 2016

Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Fruta pronta para ir para a exposição
Toca a trabalhar
À sombra da fruteira
O descanso dos guerreiros

Memória Descritiva:

A produção de uma peça de fruta surge como resposta ao desafio da Compal e Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas, tendo sido enquadrada no conjunto de atividades realizadas com a finalidade de assinalar o dia mundial da árvore Pretendeu-se refletir e sensibilizar a comunidade escolar para as questões ambientais, motivar para a reutilização de materiais, para a grande importância das árvores como fonte de alimento e, em simultâneo, sensibilizar para a importância de uma dieta saudável e equilibrada, de acordo com a nova pirâmide dos alimentos.
Os alunos envolvidos decidiram produzir mais do que uma peça de fruta e, por isso realizaram uma árvore com diversos frutos que pudesse ser colocada num local de destaque para sensibilização da comunidade escolar, de modo a chamar a atenção para a importância da reutilização de materiais, mas também para a necessidade de uma alimentação saudável, com recursos a alimentos naturais, pouco processados, pouco aditivados e mais amigos do ambiente. Quando falamos de melhor ambiente ou de qualidade ambiental, pensamos na nossa qualidade de vida e consequentemente no nosso bem-estar e saúde. A qualidade do ambiente pode ser um forte condicionante da saúde humana, sendo pois urgente promover ritmos e práticas sustentáveis, que envolvem comportamentos pessoais e exigências de qualidade que podem forçar à alteração dos processos de produção agrícola e agro-industrial de modo a contribuir para a preservação dos Ecossistemas.
. Foi importante participar na iniciativa “cria uma fruta colhe os prémios” uma vez que propiciou contextos de abordagem de um conjunto de questões relacionadas como a importância da alimentação e da qualidade dos alimentos, o consumo consciente, a política dos 3 Rs. Foi possível ainda a colaboração entre os professores da equipa Eco-Escolas e os animadores do OTL, integrando diversas áreas em que os alunos foram capazes de tomas diversas decisões e realizar atividades por eles projectadas.
Foram trabalhados os seguintes objectivos:
 Criar contextos de colaboração para o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos;
 Aplicar competências transversais através da articulação de saberes de diferentes áreas disciplinares em torno de causas ambientais;
 Planificar projetos exequíveis;
 Envolver os alunos em atividades criativas com recurso à reutilização de materiais, valorizando as questões de sustentabilidade, responsabilidade individual e social e valorização estética;
 Motivar a comunidade para o consumo de fruta fresca.
Houve ainda a possibilidade de pesquisar e conhecer a constituição das embalagens de cartão para alimentos líquidos tão práticas para a conservação e transporte dos alimentos, bem como a justificação para a colocação destas embalagens no Ecoponto amarelo.
De facto, estas são constituídas por diversas camadas de diferentes tipos de material laminado: cartão, polietileno e alumínio, sendo favorável à conservação de alimentos com poucos ou nenhuns aditivos e assim, protegendo a saúde do consumidor.
Assim para levar a cabo este projeto foi divulgada a ideia de “produção da fruta” a partir das embalagens de sumos Compal. Foi pedido que os alunos da Escola Básica e Secundária Soares Basto entregassem as embalagens Tetra Pack de sumos Compal com o símbolo FSC. Estes prontamente responderam de forma motivada.
Depois da inscrição da escola no Concurso e da motivação para o trabalho, realizaram-se sessões de informação sobre consumos de fruta e sobre as embalagens, desde a produção até a fase de reciclagem, conceitos das siglas TETRA PAK e FSC junto do grupo de alunos responsáveis pela concretização do projeto. Após as pesquisas e com a ajuda das animadoras do OTL, fizeram-se esboços e elaborou-se um projeto exequível tendo em conta as regras do concurso. Os alunos entenderam que a fruta precisa de uma árvore, e como era pretendido mostrar à comunidade, decidiram produzir uma árvore com frutos para expor na entrada da Escola.
A árvore foi construída por níveis ou camadas, começando pelo tronco construído com rolos de cartão duro de modo a suportar o peso, foram feitos ramos e as peças de fruta produzidas foram coladas com cola termo fusível.
A nossa árvore com os frutos foi montada num vaso, tendo ficado inicialmente no ATL e posteriormente exposta na entrada da escola.
Cientes da importância de reduzir e valorizar reutilizando os materiais de uma forma criativa e construtiva, o grupo de trabalho ficou satisfeito por ter aprendido e produzido um objecto apreciado pela comunidade, mostrando ser possível criar objetos artísticos com qualidade, evitando a produção de lixo valorizando ao máximo as potencialidade dos materiais.