Trabalhos 2016

Escola Básica Alfredo da Silva (Sintra)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Embalagens recolhidas e selecionadas. Recorte dos códigos de barras, símbolos FCS, da Tetra Pak e da Compal.
Selecão e recorte das partes coloridas para a construção do fruto.
Recorte e montagem das folhas do fruto.
Dobragem dos picos da casca do fruto.
Montagem com colagem das peças do fruto.
Pormenor das folhas e símbolos.
Fruto com os rebentos.

Memória Descritiva:

Passatempo “Cria uma Fruta, Colhe os Prémios”
MEMÓRIA DESCRITIVA
Passo 1 | Identificação do grupo e do projeto
Nome Escola:
Escola Básica Alfredo da Silva do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva
Nome do(s) Professor(es) responsável(eis):
Helenita Assaf França
Maria Goretti Moreira Fernandes
Paula Cristina Gomes
Telefone / Telemóvel:
968 033 107
916 190 938
934 502 251
E-mail:
helenita.assaf@gmail.com
gorettimfernandes@gmail.com
paula.luzgomes@gmail.com
Nome do fruto:
A fruta criada teve como inspiração o ananás - “ O ananás dos Açores” e o “Abacaxi do Brasil”
Nome: “Abananás”
Alunos intervenientes:
Turma do 8º D
Passo 2 |Materiais utilizados
Na elaboração do fruto foram utilizadas:
 Embalagens da Tetrapak da Compal. Foram selecionadas pela cor e tamanho, de forma a poderem modelar-se adequadamente e respeitando a textura e a cor do fruto.
 Cola UHU em bisnaga
 Tesouras
 Réguas e esquadros
 Agrafos/ agrafador
Passo 3 |Metodologias
Motivação
Foi realizada uma sensibilização aos alunos para a participação da escola no concurso proposto pela ABAE, a realizar no âmbito do Programa Eco-Escolas e da disciplina de Educação Visual. Neste sentido, foi abordado o papel da fruta na alimentação saudável, bem como o aproveitamento de resíduos. A partir desta reflexão, com os alunos procedeu-se a uma votação para a eleição do fruto a trabalhar, tendo tido como inspiração o ananás.
Análise
Foi realizado uma pesquisa sobre o fruto e a técnica a utilizar.
Fases da execução
• Sensibilização à comunidade educativa sobre os benefícios da fruta;
• Campanha de recolha de embalagens;
• Estudo da conjugação da forma do fruto com a aplicação de formas das figuras e dos sólidos geométricos;
• Planificação do trabalho a desenvolver e dos materiais a utilizar;
• Execução do modelo.
Avaliação
O trabalho foi avaliado internamente pela equipa de trabalho, de acordo com os requisitos do regulamento do concurso.
Foi fotografado e submetido a concurso para avaliação externa.
Passo 4 |Sobre o fruto
Origem
O ananás é o fruto do ananaseiro ou Ananas sativus, planta nativa da América tropical, pelo que é um fruto-símbolo de regiões tropicais e subtropicais. É uma planta muito sensível ao frio, mas resiste bem às secas. Embora seja uma planta tropical, nos dias de sol muito intenso, os frutos podem sofrer queimaduras, quando não são protegidos. Pode ser cultivado em qualquer tipo de solo, desde que não propício ao encharcamento; prefere, porém, solos leves, ricos em elementos nutritivos e moderadamente ácidos. Este fruto é também designado de abacaxi nos países oriundos por ser agradável ao olfato e ao paladar, e por ter uma folhagem que parece uma "coroa", foi designado de "rei dos frutos". Este cognome foi-lhe dado pelos portugueses logo após o seu descobrimento.
Foi trazido do Brasil para os Açores no séc. XVII, por estes terem condições climáticas mais adequadas que o continente e é hoje uma fonte riqueza para essa região. Atualmente é conhecido em todo o planeta.
Características
O ananaseiro o é planta semiperene que alcança um metro de altura. Primeiramente, produz um único fruto, situado no ápice; depois, com a ramificação lateral do talo, aparecem outros frutos, de modo que a fase produtiva pode prolongar-se por vários anos. O talo apresenta uma forma ovada, relativamente curta e grossa. As folhas têm forma de calha, com espinhos e estão inseridas no talo, formando uma densa espiral.
O ananás não é uma fruta individual mas sim um composto de muitas flores, cujos pequenos frutilhos se fundem em volta de um caroço central. Cada frutilho pode ser identificado como «olho», a marca áspera e espinhosa na superfície do ananás. Os ananases têm uma forma cilíndrica, uma casca escamosa verde, castanha ou amarela conforme o grau de maturação, e uma coroa de folhas espinhosas azul-esverdeadas. A polpa fibrosa do ananás é de cor amarela ou branca, carnuda, sumarenta, e tem um sabor tropical que equilibra os paladares doces e ácidos. A área mais próxima da base do fruto tem uma maior concentração de açúcar e, como tal, um sabor mais doce e uma textura mais tenra.
Cultivo
O abacaxi necessita de solos de textura média ou arenosa, bem drenados, de preferência planos ou com pouco declive, profundidade do lençol freático superior a 90 cm e pH na faixa de 4,5 as 5,5. Os solos não podem estar sujeitos ao encharcamento.
Em culturas de sequeiro, recomenda-se a plantação no final da estação seca e início da estação chuvosa, mas em culturas irrigadas, pode ser realizada durante todo o ano.
A plantação faz-se em covas ou sulcos que devem ter entre 10 e 15 cm de profundidade. As covas podem abrir-se com enxada, pá de plantio tipo havaiano ou de forma mecanizada. Nas covas são inseridas as “mudas” ( rebentos de plantas de ananás) de forma a que a terra não caia no “olho” da planta. As mudas também podem ser produzidas através do seccionamento dos caules da planta ou produzidas in vitro.
Utilidade
O ananás, que apresenta um aspeto exterior espinhoso e ressequido, e que oferece alguma dificuldade ao descascar devido às farpas, presentes tanto na "coroa" quanto na própria casca, tem no entanto grande valor nutricional pois é constituído por fibras, enzimas proteolíticas (bromelaína), hidratos de carbono, sais minerais, vitaminas e ácidos orgânicos.
O abacaxi/ ananás pode ser consumido ao natural ou transformado, sob a forma de fatias ou pedaços em calda, pedaços cristalizados, passa, picles, sumo, xarope, geleia, licor, vinagre e aguardente. Todavia, os principais produtos são as fatias ou pedaços em calda e o sumo. Com o sumo podem ser preparados refrescos, gelados, cremes e sobremesas diversas. Como subprodutos da industrialização do ananás/abacaxi obtêm-se álcool, ácido cítrico, ácido málico, ácido ascórbico (vitamina C), bromelina (enzima proteolítica que entra na composição de diversos medicamentos) e rações para animais; dos restos da planta, são aproveitados, industrialmente, as fibras e o amido. O sumo do abacaxi contém cerca de 12 por cento de açúcar e 1 por cento de ácidos orgânicos (principalmente ácido cítrico); é considerado boa fonte de vitaminas C, A e B1.
Pela sua composição química, tem sido muito utilizado nas terapêuticas da obesidade, hipertensão, hipocloridria, disfunções gástricas, inflamações e edemas, entre outras.
Propriedades nutricionais
Informação Nutricional- por 100g
Calorias 50
Gorduras Totais 0,1 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Poliinsaturadas 0 g
Gorduras Monoinsaturadas 0 g
Colesterol 0 mg
Sódio 1 mg
Potássio 109 mg
Carboidratos 13 g
Fibra Alimentar 1,4 g
Açúcar 10 g
Proteínas 0,5 g
Vitamina A 58 IU Vitamina C
Cálcio 13 mg Ferro
Vitamina D 0 IU Vitamina B6
Vitamina B12 0 µg Magnésio
Fonte do artigo: Ananás - Beneficios, Origem, Propriedades e Vitaminas
Permitida a cópia do conteúdo deste que referida a fonte no final do artigo.
https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Abacaxi/CultivodoAbacaxiRO/mudas.htm