Trabalhos 2016

Colégio dos Navegantes (Entroncamento)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

A abrir o pacote
Planificação da pera
Recorte e colagem da planificação
Pera tetrapak
Pera Compal FSC

Memória Descritiva:

Descrição da realização do projeto
Na realização do projeto “Cria a tua fruta”, contou-se com a participação dos alunos do 4º ano e as professoras de Matemática e Ciências e da professora de Artes.
O fruto escolhido para servir de modelo/ser criado foi a pêra Rocha, devido às suas caraterísticas e por ser um fruto de origem portuguesa. Na construção do fruto, utilizou-se uma embalagem de sumo Compal de pêra.
Em primeiro lugar, foi feita uma planificação, a qual foi colada ao cartão na parte interior e que serviu como molde para as dobragens e corte do cartão.
Seguidamente, os alunos recortaram o cartão em excesso e, com o auxílio da professora, salientaram as dobras com meio corte, a x-ato. Após este processo, procederam à dobragem da embalagem e colaram-na com cola quente.
Posteriormente, desenharam e recortaram uma folha (na qual se pode ver o símbolo da TetraPak) e coloram-na a um pequeno rolo, que serve de pé. Por fim, fizeram um buraco no topo da fruta e colaram o pé com a folha.
Pêra Rocha
Origem
Em 1836, com origem numa árvore obtida por semente ocasional [2] , foi identificada uma pereira diferente cujos frutos eram de uma qualidade invulgar, na propriedade "terra da Rocha" de Pedro António Rocha, situada no concelho de Sintra, mais precisamente na Ribeira de Sintra
Presentemente, a sua produção encontra-se abrangida por uma Denominação de origem protegida e fica situada na região do Oeste, pelo que passou a ter o nome de pera-rocha-do-oeste .
Produção
Desde o seu aparecimento, esta variedade tem vindo a ganhar espaço cultural às outras variedades, principalmente às estrangeiras, face à sua excelente adaptação à região do Oeste, da qual é, aliás, autóctone. Encontram-se aqui, condições ímpares para esta cultura, não só em termos edáfícos, mas também em termos climáticos, uma vez que a proximidade do mar tem um papel preponderante nas variações térmicas, nos perigos de geadas tardias e na humidade atmosférica.
As condições edafo-climáticas da Região do Oeste são por tal forma e tão absolutamente determinantes nas características da Pera Rocha, que fizeram com que este produto merecesse o nome da região que lhe dá origem - Pera Rocha do Oeste.
Em termos produtivos esta variedade iniciou a sua implantação em condições de sequeiro. Contudo, devido às suas características e ao necessário acréscimo de rendimento, tem vindo a progredir para condições de regadio sem que as suas características tenham sofrido alterações.
Tendo em conta as condições climáticas requeridas para a produção da Pera Rocha do Oeste - o microclima especial da região, o saber fazer das populações e os métodos locais, leais e constantes - a área geográfica de produção e acondicionamento está circunscrita aos concelhos de Sintra, Mafra, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Alenquer, Vila Franca de Xira, Azambuja, Torres Vedras, Cartaxo, Lourinhã, Bombarral,...
Características físicas
A pêra Rocha é uma pêra com características próprias que a diferenciam de todas as outras. Apresenta uma epiderme lisa, de cor amarela e/ou verde-claro, apresentando por vezes uma mancha ligeiramente rosada do lado exposto ao sol. A carepa é típica desta variedade e está sempre presente, variando a sua percentagem e concentração conforme as condições climatéricas do ano. Esta pêra tem polpa branca, macia, granulosa, doce, não ácida e um emana perfume ligeiramente acentuado.
Caraterísticas nutricionais
É uma das mais ricas frutas em fibras, vitaminas e sais minerais. As fibras ajudam na digestão e evitam prisão de ventre. A vitamina A , ajuda na manutenção de uma boa visão e vitamina C, que é antioxidante. Os sais minerais, como o potássio, dão energia e atuam na contração muscular; o fósforo fortalece os neurónios e os batimentos cardíacos; o ferro ajuda na formação da hemoglobina combatendo a anemia; o cálcio ajuda na formação de dentes e ossos e na prevenção de hipertensão; o magnésio atua na hipertensão e o enxofre aumenta a resistência contra bactérias e evita o ressecamento da pele.
Webgrafia:
http://www.copa.pt/index.php/field/pera
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pera-rocha
http://www.frutasclasse.com/index.php/pt/produtos/pera