Trabalhos 2016

Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Memória Descritiva:

Concurso “Cria uma fruta, colhe os prémios”
A elaboração do fruto ficou a cargo dos alunos que incorporam o clube Eco Escola, sobre a orientação da Coordenadora do Projeto Eco Escola.
Numa primeira fase, a Coordenadora lançou o desafio para a participação no concurso. Iniciou-se com um debate/reflexão sobre a adoção de hábitos e estilos de vida saudável, em especial para a importância de uma alimentação equilibrada, onde os frutos e os legumes devem ter uma presença diária.
Cada aluno enumerou uma lista da fruta que come diariamente e a mais preferida. A Maçã foi a mais mencionada, daí a escolha deste fruto a concurso. Para além de ser o fruto mais consumido diariamente pelos alunos, a escolha prendeu-se também pelo seu valor nutricional.
Houve uma pesquisa dos benefícios nutricionais desta fruta. Nesta pesquisa os alunos fizeram uma síntese nutricional, concluindo que o consumo regular de fruta, reduz o risco de várias doenças relacionadas com o envelhecimento. Ela tem baixo valor calórico, controla o peso e previne a obesidade.
A maçã é excelente para combater o colesterol, produzindo um efeito benéfico sobre o coração, tanto pelo teor de potássio, quanto pela presença de pectina que melhora a circulação sanguínea, reduzindo deste modo o trabalho cardíaco, prolongando a vida útil do coração. Contém também vitaminas (B1,B2,B3,B5,B6 e C) que ajudam a visão, doenças da pele, facilitam o mecanismo do corpo e realizam funções que não são realizadas por qualquer outro nutriente; Minerais (cálcio 6mg, ferro 0,12mg,magnésio 5mg, fósforo 11mg, zinco 0,04mg), que equilibram o organismo- e desempenham funções estruturais e biológicas vitais param a manutenção da vida (atividade e manutenção celular, condução de impulsos musculares); tem um baixo valor em gordura 0,17g, rica em fibras, 2,4g, proteínas 0,26g e é fonte de água 85,56g.
Os alunos concluíram que são grandes os benefícios que a fruta nos oferece.
Numa segunda fase, debateu-se a importância da deposição das embalagens de cartão, no ecoponto amarelo, alertando toda a Comunidade Escolar, (Alunos, Professores, Assistentes Operacionais, Pais e Encarregados de Educação) para esse efeito, bem como para a recolha das embalagens da Tetra Pak (Sumol+Compal), para a execução do fruto a concurso.
Na terceira fase, foi pensado no material para a estrutura do fruto (maçã). A rede de galinheiro foi a escolhida para a estrutura/forma do mesmo. Esta rede foi envolvida com papel maché (jornal+cola branca de madeira).
A forma/superfície do fruto foi toda coberta com pequenas flores recortadas dos pacotes de sumo, (Sumol+Compal) recolhidos e colados por sua vez, com cola quente.
A fruta foi personalizada, designadamente por “ EcoFruta”. Foi colocado os braços em papel Eva, onde a personagem “ EcoFruta” segura uma mensagem apelativa elaborada pelos alunos do Clube Eco Escola, ” Mais fruta, mais vida, come fruta e disfruta”! A personagem “ Eco Fruta” foi calçada com um par de sapatilhas também elas recicladas, de pertença a um aluno do Clube Eco Escola, quando este era pequenino (3 anos de idade). Nas sapatilhas, foi colocado os símbolos “Tetra Pak e FSC”.
Foi ainda elaborado um mini Eco Ponto Amarelo, com uma mensagem apelativa mas também informativa, “Não te esqueças de colocar a tua embalagem Tetra Pak no Eco Ponto Amarelo”, alertando a separação dos resíduos sólidos, especialmente as embalagens de plástico, metal e de cartão para bebidas.