Trabalhos 2016

EB 2,3 Dr. Ruy D'Andrade (Entroncamento)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Aluno a trabalhar na elaboração dos trabalhos.
Conjunto de frutos elaborados: Morango, Abacaxi,Pera, Laranja, Uva
Símbolos da tetrapark utilizados na confecção das frutas.
A Importância do consumo de fruta na saúde.

Memória Descritiva:

BI dos FRUTÓMENOS
Nome: Frutónemos
Mensagem:
Para seres um bom petiz e a vida um fenómeno
Vem ao Entroncamento
E come um FRUTÓMENO.
Síntese do processo de elaboração do trabalho
Após a apresentação do passatempo numa aula de Sociedade e Valores, em diferentes turmas, procedeu-se, numa primeira fase, a um brainstorming em sala de aula e os alunos foram convidados a elaborar projetos que fossem ao encontro do desafio lançado. Previamente os alunos observaram vídeos relativos ao significado e importância do símbolo FSC.
Paralelamente teve lugar a recolha embalagens de cartão da Tetra Pak e da Compal num recipiente próprio, colocado junto a outros ecopontos, destinado apenas às embalagens pretendidas, envolvendo assim a comunidade escolar sensibilizando a comunidade escolar para a sustentabilidade.
Os alunos elaboraram projetos tendo por base o subtema do Projeto Educativo é Aprender para empreender na comunidade, na linha orientadora O Entroncamento, o tempo, o espaço e as gentes. A ideia chave dos trabalhos, sugeridos pelos alunos, em diferentes turmas (6ºF e 7ºJ) inspira-se nos fenómenos do Entroncamento. Com base nesta temática, os alunos criaram frutos gigantes e/ou únicos que resultam da ligação de frutos comuns e que são verdadeiros fenómenos, os chamados FRUTÓMENOS (ou não fosse esta a terra dos fenómenos). Cada um foi identificado com um nome original. Nada que não fosse possível nesta terra. De facto, esta cidade tem o cognome de Terra dos Fenómenos, uma vez que as suas gentes sempre revelaram um especial fascínio por achados insólitos.
Seguiu-se a divulgação dos projetos dos alunos (figura 1) e uma votação online, de forma a envolver a comunidade escolar, nomeadamente os pais.
Numa segunda etapa, os alunos, em grupos de trabalho, concretizaram alguns dos projetos mais votados e procedeu-se à apresentação final do trabalho, uma composição de frutos, num ambiente natural. O trabalho é composto por MORANGOMETRO (morango gigante), GIGAPERA (pera gigante), GIGANANÁS (ananás gigante), UVARANGO (uva + morango) e LARANJÓMENO (laranja + fenómeno).
Por fim, os trabalhos forma expostos na Biblioteca Escolar e nas páginas online do Agrupamento.
Os trabalhos finais foram construídos numa ótica de reutilizar materiais, tendo-se recorrido:
- Embalagens tetra pak, da Compal (corpo e tampas da embalagem);
- Estruturas: garrafas de iogurtes líquidos, balões, pasta de papel (jornais e cola) e jornais
Foram ainda usados os seguintes materiais complementares: cola, cartolina, ramo de árvore, tintas e tecidos.
Figura 1
Origem, modo de produção, características e benefícios nutricionais
Os FRUTÓMENOS caracterizam-se pela excentricidade e por serem paradoxos. São verdadeiros fenómenos com origem na zona demarcada do Entroncamento. A cidade é, de facto, um território fecundo de estranhas ocorrências.
O modo de produção tem por base solos de grande qualidade, enriquecidos por fosferómenos (fósforo + fenómeno), magnerómenos (magnésio + fenómeno) e outros mineralómenos (minerais + fenómeno)que tornam estas terras únicas.
Quanto às caraterísticas os FRUTÓMENOS destacam-se por apresentarem benefícios nutricionais comuns aos frutos correspondentes, mas apresentam outras características excecionais que tornam as gentes desta terra, que deles se alimentam, verdadeiros felizómenos (feliz+ fenómeno)). Salientam-se ainda propriedades únicas que se repercutem na jovialómania (jovens + mania) graças aos seus nutrientes juvialómanos (jovens+ fenómenos).