Trabalhos 2016

EBI/JI de Alvito (Alvito)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Colagem da casca do Abacaxi.
Recortes verdes para a construção das folhas do Abacaxi.
Abacaxi concluído.
Pormenor das folhas do Abacaxi.
Pormenor do Abacaxi evidenciando o símbolos Tetra Pak e FSC.
Abacaxi e uma das suas criadoras.

Memória Descritiva:

Tendo em consideração os objetivos propostos no passatempo promovido pela Compal, pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da ABAE, os coordenadores do Projeto Eco-Escola da EBI/JI de Alvito propuseram a realização da atividade aos alunos do Clube de Ciências (alunos do 2.º e 3.º Ciclo), os quais aceitaram sem hesitação. De imediato, os alunos começaram a recolher embalagens Tetra Pak utilizadas pela marca Compal, com o símbolo FSC® junto dos pais, de colegas e funcionários da escola, nomeadamente da responsável pelo Bar. De seguida, planearam a elaboração de um fruto – o abacaxi, assim como a forma como o iriam construir. De acordo com o planificado, iniciaram o trabalho desenhando o fruto numa caixa de papelão e, de seguida, recortaram-no. Tendo já um número significativo de embalagens recolhidas, de diversas variedades de fruta, iniciaram-se os recortes. Desta forma, para simular a textura/cor da casca do abacaxi, os discentes utilizaram apenas os fundos das embalagens, nos quais colaram recortes de ananases e de pera rocha dos sumos da Compal. Para a coroa do abacaxi, procuraram-se frutos/folhas verdes (essencialmente maças) em diversas embalagens, os quais foram recortados com formas diversificadas. Por último, todos estes recortes foram colados no pedaço de cartão, sobrepondo-se uns aos outros. Desta forma, os alunos construíram um enorme abacaxi, obedecendo ao regulamento estipulado para o passatempo, não ultrapassando as dimensões estabelecidas.
No dia catorze de abril, o fruto foi apresentado no Conselho Eco-Escola sendo de referir que, atualmente, se encontra afixado junto ao Bar.
Durante a realização do trabalho, os alunos foram alertados para a importância de uma alimentação equilibrada, onde a fruta e legumes devem estar sempre presentes assim como para a importância da deposição das embalagens no ecoponto amarelo. Dado o desconhecimento do significado do símbolo FSC® os discentes pesquisaram, ainda, na Internet e com o auxílio dos docentes responsáveis pelo clube foram devidamente esclarecidos. Através de um trabalho de pesquisa, os alunos obtiveram, também, as seguintes informações sobre o abacaxi, a saber: origem – é uma fruta tropical nativa da América do Sul; modo de produção – necessita de clima quente, solos ricos em nutrientes e bem irrigados, contudo, não suporta o encharcamento, frutifica o ano todo; características – planta herbácea, perene, da família das bromélias, medindo no máximo um metro de altura, com folhas duras e lanceoladas, flores de coloração roxo-purpúrea, trata-se de uma inflorescência denominada sorose (nome de origem grega, derivado de soros, que significa agrupamento); benefícios nutricionais – excelente fonte de hidratos de carbono, fibras, vitaminas e minerais, tais como: vitaminas A, B1 e C, zinco, magnésio, fósforo, cálcio e ferro. Auxilia no bom funcionamento imunológico, melhora a função intestinal e facilita a digestão, graças à ação da bromelina. Regula, ainda, a atividade muscular do coração e é um óptimo diurético.
Os alunos dinamizam a atividade com gosto e empenho, revelando entusiasmo. São jovens curiosos e colaborantes nos projetos apresentados.
Alvito, 15 de abril de 2016
Os professores responsáveis
David Abreu e Elsa Cabo