Trabalhos 2016

Escola Secundária Augusto Cabrita (Barreiro)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

O fruto escolhido pelos alunos.
Depois começamos a montar as peças.
A marca patrocinadora Compal, Tetra Pak e FSC.
Com alguma cola e muito trabalho estamos no bom caminho da construção do fruto.

Memória Descritiva:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AUGUSTO CABRITA
Sede: Escola Secundária Augusto Cabrita – Rua Maria Lamas - 2830-088 Barreiro
Telefone: 212059220 - FAX: 212059228 Email: direcao@aeaugustocabrita.edu.pt
Memória Descritiva
Os alunos do 7ºF, frequentam o curso vocacional de Hotelaria (serviço de mesa/bar e cozinha) do Agrupamento de escolas Augusto Cabrita.
Esta escola situa-se no Barreiro, zona onde não existe produção de frutas, sendo principalmente uma zona fabril. Optamos por escolher um ananás, devido à sua forma complexa, e por se aproximar o verão já que o ananás está associado a frutas tropicais onde existe muito calor e humidade. A comunidade educativa também está a promover as frutas portuguesas que no caso do ananás se produz na Ilha de S. Miguel nos Açores.
O amarelo intenso desta fruta consegue seduzir até os mais esquisitos. Porém, todos confessam que a preguiça de descascar e cortar o fruto é inimiga do seu consumo frequente. Por isso, é que existem alternativas agradáveis para consumir este alimento, como os sumos, a fruta bebível ou as fatias em calda.
Quanto mais maduro, melhor! A polpa do ananás é mais forte nas últimas fases de maturação, escondendo um poderoso complexo vitamínico. O fruto é rico em vitaminas C e E que lhe conferem uma ação antioxidante, com efeitos sobre os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele e o aparecimento de algumas doenças. Para além disso, é uma fonte importante de vitaminas do tipo A e B, que protegem e regulam o organismo.
Dono de um poder refrescante ímpar, o ananás é ainda rico em fibras e sais minerais (fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio), que o organismo não consegue fabricar e por isso devem ser ingeridas através dos alimentos. Perfumado e sumarento, o ananás é facilmente confundido com uma guloseima. O fruto é bom para a digestão porque contém uma enzima, a “bromelaína”, que tem influência positiva no processo digestivo. Para além disso, a enzima tem também uma ação anti-inflamatória, que ajuda a prevenir o aparecimento de doenças auto-imunes, como a artrite reumatóide.
A turma deixa algumas sugestões que o ajudam a ter o ananás por perto: ao pequeno-almoço optar por fruta bebível ou um copo de sumo para acompanhar um pão de mistura com uma fatia de queijo. Ao almoço e jantar, o ananás combina também muito bem com saladas e a acompanhar as refeições principais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo de cinco peças de frutas e legumes por dia, por isso, não nos podemos esquecer de incluir o ananás!
Construção do fruto:
Ao estudar o ananás e a sua forma, optamos por realizar módulos com a forma de um hexágono.
Desenhamos os hexágonos nos pacotes da Compal e por fim cortamos, e dobramos as abas de colagem.
Aproveitamos um cartão de uma caixa da Compal que serviu de base para o ananás.
Em seguida começamos a executar o ananás, com cola quente fizemos a montagem, módulo a módulo (hexagonal) até obter a forma do ananás.
Por fim acabamos por fazer as folhas, e colar a um garrafão de plástico que serviu de suporte para obter a forma de coroa.
Profªs. Sandra Duarte e Mª João Bica
Barreiro, 14 de Abril de 2016