Trabalhos 2016

Escola Básica de Vilela (Paredes)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

terminamos o nosso fruto com o desenho das sementes e deixamos em destaque o símbolo FSC.

Memória Descritiva:

Papawi
Memória descritiva
A turma 2.º CVC (2.º ano) da Escola Básica de Vilela, após uma pesquisa cuidada de frutas mais saudáveis, escolheu dois frutos que devido ao seu valor nutritivo e benefícios para a saúde se destacam. Realça-se a escolha do kiwi (origem do sul da China, mas cultivado por todo o país) por ser uma fruta familiar dos alunos e apreciada por todos. A escolha da papaia surgiu pela curiosidade demonstrada pelos alunos por este fruto tropical originário dos trópicos americanos (bacia da amazónia, das Caraíbas e da América Central).
Após termos saboreado estes dois frutos, os nossos pequenos cientistas sugeriram a criação de um novo fruto com a junção da papaia e do kiwi, nascendo assim o “papawi”.
O “papawi” é uma fruta rica em fibra, vitamina C e E, magnésio e potássio, com mais vitamina C do que as laranjas, ajuda no desenvolvimento dos ossos, cartilagens, dentes, gengivas e diminui o nível de triglicéridos (características/benefícios do kiwi). É também uma fruta rica em vitamina A e em ácido fólico, contém papaína que é uma enzima que ajuda na digestão e devido ao elevado valor de vitamina A mantém a saúde da pele (características/benefícios da papaia, fruto também muito rico em vitamina C). O “papawi” tem um aspeto alongado como a papaia, mas tem a pele verde-acastanhada e felpuda (mistura de kiwi e papaia). No seu interior a polpa é laranja e amanteigada como a papaia e com um nervo verde de forma concêntrica e pequenas sementes pretas como um kiwi. As suas sementes são uma mistura das sementes apimentadas da papaia com as sementes do kiwi.
Sendo assim, partimos para o “laboratório” e criamos o nosso “papawi”:
1.ª etapa- fizemos o molde, em papel, do fruto cortado ao meio, decalcamos o mesmo nas embalagens da Compal, recortamos e colamos;
2.ª etapa- pintamos o nosso fruto (com tintas Giotto) deixando em destaque o símbolo FSC R e colamos na “folha Compal” o símbolo da Treta Pak;
3.º etapa- Reunimo-nos a saborear o nosso fruto “papawi”.
Os nossos pequenos cientistas participaram com entusiasmo e dedicação nesta busca pela sabedoria e descoberta.