Trabalhos 2016

Centro Escolar de Areia-Árvore (Vila do Conde)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Traçar dos círculos nas embalagens.
Recorte de círculos geometricamente iguais.
Dobragem estratégica dos círculos, de modo a serem estrategicamente agrafados, uns aos outros, pelas dobras, de modo a obter a forma esférica pretendida.
Depois de concluídas, as “Nossas Laranjas” foram acomodadas sobre palha, num “Cesto”,

Memória Descritiva:

Centro Escolar de Areia-Árvore - Vila do Conde
Memória Descritiva
Passatempo: “Cria uma fruta, colhe os prémios”- Desafio Tetra Pak / Compal 2016
Intervenientes: O passatempo envolveu toda a comunidade escolar do Centro Escolar Areia.
Materiais: Embalagens Tetra Pak da Compal; compasso; tesouras; agrafador; agrafes; palha e papel de crepe.
Metodologia: À semelhança do ano letivo transato, iniciou-se o projeto informando as crianças sobre o seu objetivo, regulamento do passatempo e respetivas etapas a realizar. Depois foi mostrado aos alunos o tipo de embalagens a recolher, sensibilizando-os para as características únicas das embalagens Tetra Pak, ancoradas na ação cívica da política dos três R`s. Esta fase foi crucial, uma vez mais, pois facilitou de forma notória o conhecimento e seleção de embalagens a utilizar, principalmente pelos alunos mais novos, tendo-se procedido à recolha das mesmas na comunidade escolar.
Posteriormente, procedeu-se ao planeamento das tarefas no sentido de serem aferidas possibilidades de construção, as técnicas a utilizar e procedimentos a adotar, considerando o aspeto visual da “laranja”, fruto eleito, por sondagem, assim como, o número e tamanho de embalagens recolhidas. Auscultadas todas as turmas e devidamente analisadas todas as propostas, foi unânime que este ano a “matemática”, mais especificamente a “geometria”, seria a nossa aliada para levar a cabo mais um desafio da Compal. Assim, deu-se início à construção das “nossas laranjas”, partindo do traçar de círculos, geometricamente iguais nas embalagens e seu recorte, procedendo-se, posteriormente, à dobragem estratégica dos mesmos, por forma a formar, no centro, um triângulo. De seguida, os círculos foram estrategicamente agrafados, uns aos outros, pelas dobras, de modo a obter a forma esférica pretendida. Para finalizar, moldou-se um pequeno pedúnculo, em papel de crepe, no qual se colocaram as folhas. Depois de concluídas, as “Nossas Laranjas” foram acomodadas sobre palha, num “Cesto”, também ele construído a partir de tiras de embalagens Tetra Pak, entrelaçadas. Finalizada a tarefa, a nossa “Cesta de Laranjas” foi colocada a ornamentar o átrio de acesso à cantina.
Trabalho de pesquisa:
Como este ano o desafio tinha, ainda, como premissa uma descrição do fruto elaborado salientando a sua origem, modo de produção, características e benefícios nutricionais, um grupo de alunos do 4º ano de escolaridade, na área disciplinar de Estudo do Meio, desenvolveu também um trabalho de pesquisa, de modo a ampliar os seus conhecimentos relativamente ao fruto eleito, que a seguir se apresenta.
A Laranja
A laranja é o fruto da laranjeira, uma árvore frutífera do género Citrus. É um fruto híbrido que terá surgido na Antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina. A história da laranja inicia-se na Índia, onde era conhecida pelo nome nareng. A laranja doce foi trazida da Ásia para a Europa no século XVI pelos portugueses. É por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países, especialmente nos Bálcãs, em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialectos italianos.
A cor de laranja encontra-se ligada ao fruto do mesmo nome e, em tempos antigos, eram ambos considerados exóticos. Possui formato oval, coloração alaranjada e sua polpa é geralmente formada por vários segmentos (gomos) cheios de suco, que contém muita vitamina C, flavonóides e óleos essenciais. Dentro de cada segmento da laranja, há sementes. Os segmentos e as cascas são separados por material fibroso branco, de dimensão variável, raramente consumido.
As laranjas são uma das frutas mais procuradas em todo o mundo, não só pelo seu bom gosto, mas também por seu valor nutricional. É uma rica fonte de ácido ascórbico (vitamina C), ácido fólico, vitamina B6, flavonóides, pectina e fibra alimentar. Contém também uma quantidade significativa de minerais como o sal de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, etc. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa. Pode ser de grande ajuda em muitas doenças, como hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, escorbuto, doenças do coração e úlcera estomacal. Além disso, contém antioxidantes, que são eficazes na proteção do organismo de radicais livres nocivos.
A forma mais eficiente de se beneficiar de todos os nutrientes da laranja é consumi-la fresca ou tomar seu suco. O suco terá níveis mais elevados de quase todos os nutrientes devido à sua concentração. No entanto, uma porção do suco contém o dobro de calorias e 85% menos de fibras do que a fruta.
O cultivo da laranja é um negócio significativo e uma importante parte das economias de vários países e regiões europeias, entre os quais Espanha, Itália, Roménia e a região do Algarve, em Portugal. Atualmente, ela é cultivada em áreas tropicais e subtropicais de todo o mundo, especialmente no Brasil e nos Estados Unidos, que juntos representam grande parte da produção mundial.
A Coordenadora,
Paula Lopes