Trabalhos 2016

Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento (Entroncamento)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Tratamento e lavagem das embalagens
Recorte e dobragem das embalagens
Pormenor do fecho de uma embalagem do avesso
Tampa com tirinha de embalagem e nó
Aspeto dos bagos de uva
Inserção dos bagos no arame central
Aspeto geral da fruta após pintura
O cacho de uvas. Trabalho final

Memória Descritiva:

Memória Descritiva
Eco- Escola: Desafio Compal / Tetra Pak 2016
“CRIA UMA FRUTA, COLHE OS PRÉMIOS”
OS DESAFIADOS
O desafio Compal / Tetra Pack, de criar uma fruta foi apresentado pela professora Cláudia Mello às suas duas turmas do 8º ano, turma C (24 alunos) e turma E (26 alunos), após ter participado no Seminário Nacional Eco-Escolas de 2016. A escolha destas turmas baseou-se no facto dos conteúdos a lecionar na disciplina de Ciências Naturais, estarem relacionados com a temática da reciclagem, gestão de recursos e resíduos, serem compatíveis com o desafio.
O FRUTO ESCOLHIDO
Apresentado o desafio, os alunos mostraram bastante interesse e choveram propostas de frutos existentes e inventados. Após ponderação e análise, qualidades intrínsecas do fruto e possibilidade de manipulação por vários alunos, o fruto escolhido foi um cacho de uvas tintas.
OS ARGUMENTOS DA ESCOLHA
A escolha das uvas baseou-se no facto de ser um fruto cujas plantas apresentam ampla distribuição geográfica no território português; ser uma planta bem adaptada ao clima mediterrâneo, que não implica ser regada e com isso, poupa recursos hídricos; o seu sumo não ser comercializado pela Compal individualmente, apenas em associação com outros frutos na versão “tuti fruti”; ser comercializada por uma outra marca no mercado, numa versão gaseificada e menos saudável; e, ser erradamente conotada com a versão fermentada, vinho, restrita a ser consumida por adultos.
Os benefícios do sumo de uva tinta, não fermentado, integral, obtido pela polpa, casca e semente, desde fruto, são: ser rico em moléculas anti-oxidantes, os bioflavenoides: taninos e resveratrol que estimulam a circulação e evitam a formação de coágulos, controlam a tensão arterial, ajudam a proteger o coração de doenças cardiovasculares por fortalecimento muscular do miocárdio, estimulam o sistema imunitário e ajudam no controlo viral, fúngico e bacteriano, retardam os efeitos do envelhecimento, não só em ternos cutâneos, retardando o aparecimento de rugas como possivelmente na menor incidência da Doença de Alzheimer; o facto de ser rico em frutose, evita a adição de açúcar ao sumo para comercialização, mas torna o sumo naturalmente calórico, que em associação com os antioxidantes e as fibras constituintes da casca, ajudam a emagrecer por tornar a digestão mais demorada, aumentando o gasto calórico com o processo, em comparação com a digestão deste sumo resultante apenas da polpa da uva.
A utilização da uva integral para obtenção do sumo, também facilita o processo de produção, evitando o descaroçamento e descasque, e consequentes subprodutos/resíduos: cascas e sementes.
CONSTRUÇÃO DA FRUTA
Os pacotes de sumo Compal de 200ml fazem parte das preferências dos lanches trazidos de casa pelos alunos e das aquisições no bar da escola, pelo que os alunos fizeram uma ronda pelos ecopontos e caixotes do lixo dos diferentes pavilhões da escola e obtiveram a matéria-prima. Foram usados os seguintes materiais: 50 embalagens de 200ml e 1 de 1000ml; tintas amigas do ambiente ( 2 latas, 1 verde e 1 purpura, cor de vinho), cola quente e arame fino.
Na sala de aula, todos os pacotes foram lavados e secos. Foi organizada uma primeira linha de montagem em que uns alunos tiravam as tampas, outros lavavam e outros secavam.
De seguida numa segunda linha de montagem, os pacotes foram recortados em 1/3 do seu tamanho, para que quando fossem usados para formar o bago de uva, este ficasse com um aspeto arredondado. Alguns pacotes foram virados do avesso, para que houvesse a noção que a embalagem era mista, com uma película metálica, e o seu aspeto homogéneo contrastasse com os pacotes que estavam do direito.
Para formar o bago, o pacote foi dobrado um cada uma das extremidades em forma de pequenas pinças/pregas fechando-o em forma de óculo. Esta foi a etapa em que os alunos sentiram mais dificuldade, por falta de destreza manual.
À medida que se formavam as pinças, o interior das embalagens foi sendo arredondado com um dos dedos.
Na extremidade superior foi colocada uma tampa da embalagem original, previamente perfurada, e, no orifício, atravessou-se uma estreita tirinha de embalagem que com um pequeno nó, segurou a tampa. A tampa foi colocada com cola térmica. Procedeu-se deste modo para cada um dos bagos de uva.
No fundo de cada bago, foi colado um pequeno círculo de remate, salientando-se em local visível o círculo “Tetra Pak – PROTEGE O QUE É BOM”
A montagem do cacho tem como base um arame central, dobrado em dois, onde os diferentes bagos foram dispostos, começando pelo fundo com um nó feito na tirinha da tampa, mais próximo do bago e nos bagos superiores, com um nó mais distante da tampa.
O pecíolo foi elaborado com a continuação do arame enrolado sobre si mesmo, no qual foi inserida uma folha de parreira, elaborada com uma embalagem de litro de sumo Compal, trazida de casa por um dos alunos, que foi previamente lavada, seca e recortada. A gavinha de fixação e suporte do cacho foi elaborado com uma das extremidades do arame, enrolado helicoidalmente, que em local de destaque sustenta a indicação “FSC – MISTO Cartão proveniente de fontes responsáveis”.
Por fim o cacho foi suspenso no exterior da sala e pintado com tinta de spray, purpura nos bagos e verde na folha.
CONCLUSÃO
O trabalho manual, o espirito de equipa, a transmissão de conteúdos num contexto mais descontraído e a boa disposição, foram prémios que colhemos na elaboração desta fruta do desafio Eco-Escola/Compal/Tetra-Pak. Agradecemos o desafio e a inspiração.