Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 André Soares - Agrup. de Escolas André Soares (Braga)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Balão barrado com cola branca.
Balão forrado com camadas de papel higiénico.
Balão seco forrado com os recortes das embalagens tetra pack da Compal.
Balão seco preenchido com os recortes das embalagens.
Balão barrado com cola branca depois de seco. Colocação do pé e da folha.
Trabalho final- uma laranja.

Memória Descritiva:

Materiais utilizados:
• Balão
• Cola branca
• Papel higiénico
• Recortes das embalagens tetra pack de Compal
Os alunos da turma do 6ºE foram sensibilizados para esta atividade e aderiram trazendo embalagens de sumo tetra pack da Compal. À medida que iam trazendo as embalagens recortaram os frutos e os símbolos.
Um grupo de três alunos, numa aula de Educação Tecnológica começou por encher um balão, barrar de cola branca e forrar com camadas de papel higiénico, depois de secar forramos com os recortes das embalagens tetra pack da Compal, depois de retirar o interior, para facilitar a colagem e ser mais fácil moldar ao balão.
Deixamos secar retiramos o balão do interior, barramos de cola branca e colocamos um pé e uma folha, feita com recortes das mesmas embalagens.
A laranja criada será para colocar no bar da escola, como mascote para sensibilizar os alunos para o consumo de fruta. Terá uma funcionalidade estética e ao mesmo tempo utilitária.
A laranja (Citrus sinensis L. Osbeck) é o fruto produzido pela laranjeira, uma árvore da família das Rutáceas. Trata-se de um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina. Foi trazida da China para a Europa, no século XVI, pelos portugueses.
Em Portugal ocupa uma área de 20.361 hectares, obtendo-se uma produção anual superior a 200.000 toneladas. As áreas de mercado mais representativas são o Algarve, o Ribatejo e a Vidigueira. É a segunda espécie frutícola, a seguir à maçã, com maior volume de produção de frutos frescos a nível do Continente.
É um dos frutos com maior protagonismo na gastronomia, dado que se utiliza nas diferentes cozinhas internacionais para acompanhar diversos pratos, na confeção de bolos, tortas, biscoitos, batidos, salada de fruta e molhos. Combina muito bem com o chocolate porque é frequente que seja empregue como recheio de produtos pastelaria.
Da sua composição nutricional, destaca-se o seu escasso valor energético, graças ao seu elevado conteúdo em água e à riqueza em vitamina C, ácido fólico e minerais como potássio, magnésio e cálcio. Contém quantidades apreciáveis de betacaroteno, responsável pela sua coloração típica e conhecido pelas suas propriedades antioxidantes. Uma laranja mediana ou um copo de sumo cobrem praticamente 100% das recomendações diárias de vitamina C, que são de 60 miligramas para uma pessoa adulta, sendo um ótimo alimento para prevenção de constipações.