Trabalhos 2016

Escola EB 2,3/S Josefa de Óbidos (Óbidos)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Criação das propostas individuais, que após votação se tornariam coletivas. Foi sugerido aos alunos que representassem graficamente um fruto tendo por base as suas características reais, sendo que depois deveriam de fazer uma versão criativa dos mesmos.
Inicio da construção dos projetos

Memória Descritiva:

Este desafio foi abraçado pelos 29 alunos da turma B do 8º ano da EB 2,3/S Josefa de Óbidos. Teve por orientadoras a professora responsável pela disciplina, Carla Faustino, e a animadora responsável por apresentar o projecto à turma, Cláudia Batista. Um trabalho de articulação curricular entre o programa Eco-Escolas e a disciplina de Educação para a Cidadania, desenvolvido entre Janeiro e Abril de 2016.
Todas as decisões relativas a este projecto foram tomadas pelos alunos, mediante votação em aula, tendo sido assumidas as medidas/opiniões mais votadas. Alguns pormenores tiveram de ser ajustados no decorrer do projecto, nomeadamente o formato de apresentação da proposta final.
O conjunto de frutos a concurso foi na sua totalidade pensado, desenhado e criado pelos alunos envolvidos, após alguns "brainstorming" mediados pelos adultos responsáveis.
Agarrou-se este projecto por se reconhecer nele uma oportunidade de trabalhar em simultâneo o tema aprovado em Concelho Pedagógico para a disciplina de E.C. para o ano letivo 2015-16 ("Educação para a Sustentabilidade, Educação para os media") e o programa Eco-Escolas, desenvolvendo em simultâneo o espírito de uma cidadania ativa e em prol da comunidade.
Foram continuamente tidos em mente os critérios de avaliação do concurso, sendo que se tentou cumprir todos os parâmetros da seguinte forma:
a)Criatividade e Originalidade: Após a visualização de um pequeno documentário sobre os benefícios e vantagens de comer fruta, pediu-se aos alunos que representassem graficamente um fruto à sua escolha. Solicitou-se que o fizessem de forma realística, próxima do original. Terminada esta tarefa, lançou-se o desafio de recriarem criativamente o fruto desenhado, de preferência criando um novo fruto com características exclusivas e únicas.
Esta tarefa foi desenvolvida individualmente, resultando daí propostas extremamente criativas (e das quais temos registo) sendo que apenas foram concretizados em 3D os projectos mais votados pela turma. Depois de organizados em grupo os alunos, redesenharam as propostas vitoriosas e criaram a versão final do fruto/objecto a construir.
b) Funcionalidade (estética e utilitária): Discutiu-se a forma como iríamos apresentar o conjunto de frutos que estávamos a construir, tendo-se decidido em grupo que iríamos criar eventualmente uma cesta que acolheria todas as frutas a levar a concurso. Durante o processo de materialização desta ideia, o grupo responsável pela mesma decidiu contornar a dificuldade que estava a ter em manobrar as embalagens criando um novo plano. Sugeriu o formato de mochila aos colegas, apelando à lógica de criar um suporte que permitiria o transporte e consumo de sumo de fruta em qualquer lado a qualquer hora. Após a aprovação unanime, foi criada a "Mochilofruta" e o slogan "carrega a tua fruta". Esta "mochila" está equipada com um saco recarregável, que tem na extremidade uma torneira, que possibilita servir "fruta" em múltiplas doses. "Fruta" essa conseguida com o enchimento do saco com sumo de fruta.
c) Demonstração da Capacidade de Reutilização de Recursos: Foi unanimemente decidido que a reutilização de recursos seria imperativa na materialização dos projectos, sendo apenas permitido o uso de colas, agrafos, etc., enquanto materiais novos. Tudo o resto teria de ser reaproveitado e recolhido por todos os envolvidos no projecto. Foi combinado que se trouxessem de casa vários materiais de desperdício e muitas embalagens de sumo "Compal" vazias, que os alunos lavaram, desmancharam e usaram para dar estrutura ou para cobrir os seus frutos. Foram reutilizados tecidos (trapilho), papel, plásticos, jornais, arame, caixa de fruta e até uma tela de um quadro.
d) Mensagens implícitas e explícitas: Muitos dos frutos têm nomes ou características que são um alerta ou crítica social. Foram aspectos que foram surgindo naturalmente quando pedido aos alunos que os definissem e que deram origem a vários debates sobre sustentabilidade e respeito pela natureza. A obesidade, a escassez, o desperdício, os trans, os pesticidas, a agricultura biológica, os benefícios da fruta e a dieta equilibrada foram alguns dos aspectos debatidos, tendo-se chegado à conclusão que apesar de não se dever morder a mão de quem nos dá de comer isso acontece diariamente, há que mudá-lo.
e) Cumprimento do regulamento: Por ser um dos aspectos avaliativos a considerar, limitámos a 6 as fotografias anexas a esta memória, mas temos mais, muitas mais! Temos registos escritos e gráficos, fotos da concepção e da criação, imagens das equipas e dos criadores. Temos fotografias da exposição realizada na escola e de trabalhos não apurados para enviar a concurso. Documentos que teremos todo o gosto em partilhar, caso nos seja solicitado.
Participar neste concurso foi muito mais que um desafio para alcançar um prémio, foi um projecto colectivo em prol de um bem maior, em prol das comunidades escolar, educativa e local. Em prol do mundo, do nosso mundo, do pequeno mundo que nos rodeia. Foi consciencializar alunos mas também as famílias, foi alertar a escola mas também os que nos visitam, foi despertar consciências e lançar desafios, foi querer que as coisas mudem, nem que seja um bocadinho. Tudo isso foi conseguido, graças ao esforço e desempenho dos alunos, pais e educadores envolvidos.