Trabalhos 2016

Externato Padre António Vieira (Oeiras)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Montagem e pintura do fruto
Decalque e recorte do fruto escolhido
Montagem do fruto
Montagem do fruto
Decalque e recorte do fruto escolhido
Montagem e pintura do fruto
Conclusão da realização do fruto
Conclusão e realização do fruto

Memória Descritiva:

Externato Padre António Vieira
2.º A
Iniciámos o nosso projeto pela escolha do fruto (morango) e posterior sensibilização das crianças para a reciclagem das embalagens da Tetra Pak e respetivo símbolo FSC (Forest Stewardship Council).
Os pais aderiram muito bem a este projeto e conseguiu-se um número significativo das referidas embalagens as quais, as nossas assistentes operacionais, lavaram e em seguida recortaram.
As crianças desenharam o molde dos morangos, recortaram-no, montaram-no e em seguida procederam à sua pintura. As folhas seguiram o mesmo processo.
O trabalho foi muito motivante para as crianças ao qual aderiram com bastante entusiasmo.
Os alunos ficaram a saber que:
O morango é o fruto do morangueiro, que é originário do Chile e dos Estados Unidos da América.
O morangueiro só começou a ser cultivado para consumo na Europa, a partir do século XIV, na corte de Carlos V, em França. No século seguinte, a cultura expandiu-se para Inglaterra, sendo largamente difundida por toda a Europa até finais do século XIX.
As regiões com maior peso na produção são o Algarve, o Ribatejo e Oeste e o Alentejo. A Beira Litoral e Trás-os-Montes, sendo menos representativas, possuem núcleos de produção importantes, com a vantagem de terem uma calendarização mais tardia.
Por ser um fruto rasteiro, antes do seu consumo convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas. Deve-se limpá-los em água corrente e, se possível, deixá-los de molho em água acidificada (limão ou vinagre) durante 15 minutos.
Do ponto de vista nutricional, destaca-se o seu conteúdo em fibra, vitamina C (esta presente em maior quantidade que nos citrinos), ácidos orgânicos, óleos essenciais, potássio, pectina, e pigmentos vermelhos.
Os morangos contêm ainda xilitol, um edulcorante que se usa habitualmente como substituto da sacarose.
Devido a uma crescente exigência dos consumidores, vai havendo, progressivamente, maior adesão à produção de morango em Proteção Integrada e também em Agricultura Biológica.