Trabalhos 2016

EB Carlos Alberto (Porto)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Fruto em construção-estrutura
Fruto em construção-base
Fruto final em proporção
FSC- nas fotografias anteriores é menos visível.

Memória Descritiva:

A nossa escola decidiu participar neste concurso, pois após a análise dos objetivos e da descrição do trabalho pretendido, entendemos que iria enriquecer as experiências educativas que a escola promove, desenvolvendo os conhecimentos e as competências dos alunos, considerando a implementação do currículo e os objetivos do projeto Eco-escolas. Os nossos alunos estão bastante motivados para a literacia ambiental e empenhados na defesa do ambiente, da saúde, da preservação do ambiente e sustentabilidade do planeta. Reconhecemos a potencialidade deste projeto para incentivar hábitos e estilos de vida saudáveis como a alimentação equilibrada onde deverá ser regular o consumo de fruta; incrementar a correta separação de lixo para a reciclagem nomeadamente as embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo gerindo com maior eficácia os resíduos; identificar e conhecer o significado da simbologia FSC® das embalagens Tetra Pak da Compal que promove a gestão florestal, assegurando aos consumidores que os produtos com esta marca cumprem princípios e critérios com os mais elevados benefícios sociais e ambientais a longo prazo para todos; promovendo o envolvimento de toda a comunidade escolar desde a recolha à concretização do fruto.
A nossa escola pertence à rede Eco-Escolas e participa neste concurso ao 1.º escalão, com o fruto “ananás”.
Na construção deste fruto utilizaram-se as técnicas de recorte e colagem sobreposta. Os materiais utilizados respeitaram as normas do concurso, que são a utilização de embalagens de alimentos líquidos da Tetra Pak, e da Compal, com a preocupação constante de tornar visíveis os símbolos referenciados (símbolo Tetra Pak e símbolo FSC). Foram ainda utilizados: cartão reutilizado para a base, tubo de papel para a estrutura da construção, colas e agrafos, embora não sejam predominantes na composição final. Inicialmente, uniram-se as embalagens de litro para dar forma ao ananás. De seguida, cortaram-se triângulos com diversas dimensões que foram sendo colados parcialmente em sobreposição para configurar a textura mais aproximada do fruto. Por fim, a coroa foi elaborada com folhas recortadas alongadas de diferentes tamanhos, sobrepostas e presas à estrutura interna (tubo de papel). Utilizaram-se as duas faces das embalagens por forma a realçar o material utilizado (embalagens reutilizadas Tetrapak-Compal). O trabalho final enquadra-se nas medidas indicadas. A comunidade escolar teve uma participação ativa no processo de construção do fruto.
O ananás foi o fruto eleito pela nossa comunidade escolar por duas premissas fomentadas na nossa escola: consumir produtos nacionais e alimentação saudável.
Com o estudo de hábitos alimentares saudáveis que promovem o consumo diário de vegetais e frutos que deverão ser variados e com o estudo do território, do clima e da história do nosso país, os alunos mostraram-se curiosos pois reconheceram que o ananás, apesar de característico de climas tropicais também pode ser encontrado em produções no solo nacional.
O ananás, apesar de ser oriundo da América do Sul, foi introduzido nos Açores, na ilha de S. Miguel, em meados do século XIX. A sua produção é feita em estufas de vidro e em "camas quentes" à base de matéria vegetal, sem necessidade de recorrer a fertilizantes químicos e pesticidas. Como todas as frutas, o ananás traz um conjunto de benefícios para a saúde do corpo, fazendo parte dos alimentos a incluir numa alimentação saudável, podendo ser consumido ao natural, ou em pratos confeccionados.
O ananás é um fruto saudável, pois é rico em fibras diuréticas e solúveis com a capacidade de regular o apetite e prevenir o excesso de consumo de alimentos. É rico em vitaminas A,B e C o que contribui para proteger e regular o organismo, tornando-o mais resistente ao desenvolvimento de doenças.
Tendo em conta a importância da sustentabilidade e do excesso de desperdício alimentar que preocupa a humanidade, o ananás tem o benefício de poder ser todo aproveitado desde a polpa para consumo direto ou indireto, à casca, que pode ser utilizada na preparação de chá ou sumo.