Trabalhos 2016

Escola Básica Hélia Correia (Mafra)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Uma Laranja Algarvia prontinha.
Dobragem das peças.
A nossa Laranja dá luz.
Metade das peças já estão coladas.
De uma instalação elétrica antiga... demos luz à nossa laranja.
Vamos montar o casquilho.
O copo do Compal essencial será o suporte da lâmpada.
A laranja está pronta com os simbolos FSC® constante das embalagens da Tetra Pak utilizadas pela Compal.

Memória Descritiva:

Após o desafio lançado pela coordenação da escola de recriar uma peça de fruta em embalagens tetrapack.
Com este objectivo, surgiu a ideia de fazermos uma fruta que fosse associada a Portugal, e após algum debate, ficou decidido fazer uma Laranja, em referencia ás laranjas algarvias (tentando fugir um pouco ao óbvio que seria fazer uma pêra rocha do oeste, onde o nosso município se insere).
Com o claro intuito de criarmos uma peça que tivesse utilidade, aliando também o estimulo ao trabalho da motricidade fina das crianças, resolveu-se efectuar a laranja em origami, como tal e aliando também a este a aprendizagem de sólidos e a sua representação.
Como tal, foi pedido a várias turmas que após o consumo de sumos fossem entregando as suas tetrapacks, após terem sido limpas, começámos por as cortar em pedaços com as dimensões pretendidas e que fossem mais facilmente trabalhados pelos alunos.
Após termos uma elevada quantidade de pedaços de tetrapack, a turma do 2.ºA dobraram em conjunto as peças de 12cm x 6cm. Começamos a conjugar as peças de forma a obter a forma esférica que pretendiamos.
Após termos metade das peças, foi montado o circuito eléctrico que veio dar á nossa "laranja", uma vida como candeeiro, aproveitando o interior metalizado das embalagens tetrapack de forma a termos uma maior reflexão da luz, aumentando assim também um pouco o desempenho da lâmpada da nossa luminária, re-aproveitamos também um circuito eléctrico de um velho candeeiro que havia sido doado no âmbito da recolha de resíduos eléctricos e electrónicos que se efectua na escola, usamos também uma garrafinha de compal essencial como suporte para o casquilho da lâmpada, após esta montagem continuamos até formarmos completamente a nossa bola que tal como uma laranja teria zonas mais baixas e mais altas lembrando o revelo da casca de uma laranja.
Após a conclusão da nossa luminaria Laranja do Algarve, faltava colocar uma pequena representação de uma folha de laranjeira.