Trabalhos 2016

Escola Secundária Gaia Nascente (Vila Nova de Gaia)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Construção do fruto_1 - ananás.
Construção da estrutura do fruto - ananás.
Foto com alguns dos alunos envolvidos na construção do fruto - ananás.
Resultado final da construção do fruto - ananás.
Detalhes envolvidos na construção do fruto - ananás.

Memória Descritiva:

Para este projeto começamos por definir alguns objetivos, que passariam principalmente por conseguir fazer uma utilização mínima de recursos e que os mesmos se restringissem o mais possível aos componentes das embalagens.
Iniciamos os trabalhos com ensaios de construção de estruturas resultantes da união das embalagens através da utilização dos elementos da abertura (tampa e gargalo). Foram muitas as soluções encontradas, mas acabamos por optar por uma estrutura que gerou um padrão que de algum modo sugeria a textura de um ananás e permitia desenvolver uma volumetria condizente. Essa estrutura ofereceu uma aparência interessante que resultava das aberturas deixadas, o que fazia adivinhar novas possibilidades decorativas a explorar. Contudo esse caminho ficou impossibilitado porque, apesar da estrutura apresentar uma consistência e estabilidade razoáveis, para não correr riscos, decidiu-se construir uma segunda estrutura de apoio, interna, que permitisse assegurar de forma definitiva a sua segurança. Essa segunda estrutura foi criada com recurso a cartão de embalagens usadas.
Quisemos também que a decoração do fruto vivesse exclusivamente das cores e texturas presentes nas embalagens. O resultando final provém então da utilização de embalagens muito pouco alteradas, sendo que a transformação mais radical assenta na utilização da face interior, de aspeto prateado. Esta opção penaliza um pouco a identificação do fruto (que não tem a cor correspondente, especialmente nalguns dos pormenores) mas em contrapartida torna-o mas original e mais “nosso”, o que de algum modo faz parte dos critérios que obrigatoriamente presidem a este tipo de iniciativas.
Prof. Miguel Topa e turmas de educação visual.