Trabalhos 2016

Jardim de Infância do Pinhal do General (Sesimbra)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Recolha de embalagens  Tetra Pak da marca “Compal” com o símbolo FSC® com a participação das famílias e comunidade educativa.
Pesquisa realizada pelos alunos, com apoio do adulto, sobre os frutos existentes na região.
Elaboração do fruto.
Foto de todos os alunos do jardim de Infância intervenientes neste protejo.
O trabalho final.

Memória Descritiva:

O fruto do Jardim de Infância do Pinhal do General é baseado no tema “Alimentação Saudável e Sustentável”, tema de um dos desafios do programa Eco Escolas, para o presente ano letivo.
A escolha do fruto “Maçã Camoesa da Azóia ou Férrea”, baseou-se numa pesquisa realizada com os alunos sobre as frutas existentes no nosso conselho. Na referida pesquisa encontrámos a “Maçã Camoesa da Azóia ou Férrea” que é produzida sobretudo na região da Azóia (próximo do Cabo Espichel, Sesimbra) e apresenta uma coloração manchada de vermelho na face de maior incidência do sol, sobre um fundo amarelo. É colhida em setembro, ainda verde, e vai amadurecendo ao longo dos meses seguintes. Carateriza-se pela consistência da polpa, por ser rica em ferro, e pela acidez, que diminui o seu grau de maturação. É também um fruto com elevado teor de antioxidantes e polifenóis, muito superiores a outras variedades regionais de maçã, segundo um estudo realizado pelo professor Agostinho Carvalho, da Universidade Egas Moniz, do Monte da Caparica.
Apurámos ainda que em 2012, a Câmara Municipal de Sesimbra passou a deter o direito exclusivo da marca Maçã Camoesa ou Férrea Azoia – Variedade Tradicional da Região de Sesimbra, no âmbito de uma candidatura apresentada pela autarquia ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial. No final da nossa pesquisa constatámos que atualmente existem no concelho oito produtores de Maçã Camoesa, e cerca de 1400 árvores de Maçã Camoesa. A produção anual ronda as 12 toneladas.
O material utilizado, na construção da maçã foi: embalagens da Tetra Pak da marca “Compal” com o símbolo FSC®; cola quente; computador com ligação à internet; folhas A4, impressora; galho de macieira; papel de jornal; manga plástica; fio de arame.
Realça-se que esta atividade proporcionou aos alunos a aquisição de novos saberes e a valorização de um fruto da região com caraterísticas nutricionais benéficas além de os alertar para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis e para a importância de uma alimentação equilibrada, onde as frutas e legumes devem ter uma presença diária.
Destacamos o envolvimento das famílias, na recolha das embalagens da Tetra Pak da marca Compal com o símbolo FSC®, a alegria e motivação de todos os alunos e da equipa na concretização deste trabalho.
Escola:
Jardim de Infância do Pinhal do General
Alunos:
“Sala das Estrelas”- 20 alunos
“Sala da Lua” – 20 alunos
“Sala do Arco-Íris” – 25 alunos
“Sala do Sol” – 25 alunos
Educadoras de Infância:
Cecília Ascenção
Helena Prates
Virgínia Nobre
Celeste Pereira
Assistentes:
Dália Maravilha
Deolinda Marquês
Maria Leonor Silva
Maria José Santos
Patrícia Alves
Vânia Marçalo