Trabalhos 2016

Escola Básica de Lagoas (Ponte de Lima)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

O registo do processo de construção das frutas
As frutas
Detalhes das frutas onde são visíveis as embalagens e os respetivos selos da Tetra Pak e da FSC
A turma com as frutas

Memória Descritiva:

Materiais: pano branco, espuma de almofadas velhas, tintas, máquina de costura, agrafadores, tesouras e embalagens
Metodologias:
Iniciou-se o projeto com um diagnóstico no sentido de serem aferidas possibilidades de construção considerando o aspeto visual das frutas, as técnicas a utilizar e procedimentos a adotar. Depois foi mostrado aos alunos o tipo de embalagens a procurar tendo em conta os critérios regulamentados no desafio, sensibilizando-os para as características únicas das embalagens Tetra Pak e para o símbolo FSC. Esta pesquisa, no site oficial da “Tetra Pak” facilitou de forma notória o conhecimento e seleção de embalagens a utilizar tendo-se procedido à recolha das mesmas na comunidade local. Depois, num pano branco desenharam-se e cortaram-se as frutas com as dimensões definidas no regulamento. Posteriormente coseram-se os tecidos numa máquina de costura e encheram-se com espuma de almofadas velhas para dar volume às frutas. Então, os alunos pintaram o pano branco com as cores das frutas, recortaram as frutas das embalagens e agrafaram-nas.
Intervenientes: O projeto envolveu todos os alunos da escola na recolha de embalagens, uma turma do 2.º ano de escolaridade que construiu as frutas, quatro educadores, oito professores do 1.º ciclo, assistentes operacionais e pais/encarregados de educação.