Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Funcionalidade - coletor de cápsulas de café
Saber comer saudavelmente passa por comer fruta diariamente!
Trabalho em progresso!
Pormenores - Uma maçã ao dia, mantem o médico bem longe!

Memória Descritiva:

Intervenientes – um grupo de alunos do Clube Eco-Escolas/8ºA, de 13 anos, Ana Silva, Beatriz Vidal, Jéssica Lopes, José Novo, Leonor Vieira e Tomás Ferreira, apoiados pela prof. Marisa Carvas e com a colaboração pontual dos restantes alunos da turma.
Materiais – Pacotes Tetrapak da Compal recolhidos através de pedido junto da comunidade educativa, agrafos, cola termo fusível e sprays.
Procedimento – Analisado o regulamento, procedeu-se ao brainstorming conducente à planificação do trabalho. Decidiu-se construir não apenas um mas vários frutos.
Elegemos a maçã como símbolo de uma alimentação saudável uma vez que é uma fruta altamente digestiva, possui nutrientes capazes de prevenir muitas doenças pois é rica em vitaminas B3, C, E, K, cálcio, cromo, magnésio, fósforo, potássio e zinco, a pectina encontrada na casca ajuda a eliminar o excesso de gordura do corpo e a baixar os níveis de colesterol no sangue; rica em substâncias com potente ação antioxidante no organismo, a maçã auxilia a função cerebral e é também uma aliada contra o envelhecimento precoce. Para maior visibilidade, decidimos dispor os frutos numa árvore, respeitando as dimensões previstas para o trabalho. Conferindo funcionalidade e uma clara mensagem de sustentabilidade ao nosso trabalho, introduzimos um mocho, símbolo de sabedoria, de aguçada consciência sensorial em relação ao ambiente e transformámo-lo num depósito de cápsulas de café, para posterior reciclagem. A construção foi realizada em contexto experimental aplicando conhecimentos adquiridos através da prática, ensaios e tentativas. Foram trabalhados os seguintes conteúdos: medições, matérias-primas e materiais, processos de utilização e reutilização, construção de estruturas, representação de formas geométricas, design, decomposição da forma e ainda comunicação visual. Procurámos preservar as embalagens, não as pintando completamente com spray, para que, por si só, a visibilidade do trabalho incentive a comunidade escolar a reutilizar/reciclar materiais.
Ficámos satisfeitos com o trabalho e esperamos que seja mais um fator de sensibilização para a separação de resíduos e para o aumento do consumo de fruta!