Trabalhos 2016

Escola Básica das Freguesias da Igreja Nova e Cheleiros (Mafra)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Conjunto de frutos - 1º ciclo<br/>Grupo de sete frutos, construídos pelos alunos das sete turmas do 1º ciclo, em articulação com professores das AECs.
Conjunto de frutos - Pré-Escolar<br/>Grupo de cinco frutos, construídos pelas crianças dos cinco grupos de Pré-Escolar, com a colaboração dos pais nas salas de atividades.
Fruteira - AAAF e CAF<br/>Fruteira construída pela Componente de Apoio à Família do 1º ciclo e do Pré-Escolar, utilizando materiais recuperados (caixa de papelão, jornais e embalagens Compal dos sumos servidos na escola).
Texto com a descrição das características de um dos frutos construído.
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Memória Descritiva:

Para o presente desafio todas as sete turmas do 1º ciclo e os cinco grupos do pré-escolar construíram um fruto, tendo também sido feita uma pesquisa sobre a diversidade dos frutos (cores, texturas, sabores, formas, tamanhos) e as suas características nutricionais e vitamínicas, sendo também esta uma das tarefas do desafio "Alimentação Saudável e Sustentável". Nos grupos do pré-escolar os pais participaram na construção do fruto em cada sala, com as crianças, educadoras e assistentes operacionais. A Componente de Apoio à Família (CAF e AAAF) também participou, construindo a "fruteira". No 1.º ciclo os professores das Atividades de Enriquecimento Curricular participaram na construção dos frutos. Os pais recolheram e enviaram para a escola as embalagens para a construção dos frutos. Os materiais utilizados foram todos materiais reaproveitados, havendo o cuidado de os frutos serem construídos com embalagens Tetra Pak, maioritariamente da Compal, tendo-se também utilizado, para além das trazidas de casa, as embalagens dos sumos Compal consumidos na escola e do Leite Escolar. Deu-se destaque ao símbolo Tetra Pak e FSC. Os métodos de construção variaram, havendo processos mais complexos, que implicaram uma planificação mais pormenorizada e a aplicação de diversas técnicas plásticas (recorte, dobragem, pintura, colagem...) e de justaposição de sólidos ou figuras geométricas construídas com as embalagens, e processos de construções mais simples, com a utilização direta das embalagens, aproveitando as suas formas geométricas para construírem modelos tridimensionais (volume). Para a realização desta atividade, trabalharam-se, nas várias etapas, conteúdos curriculares.