Trabalhos 2016

Jardim de Infância das Travessas (São João da Madeira)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Processo de construção dos frutos
Composição dos frutos a concurso com referência das embalagens da comopal utilizadas, assim como do símbolo FSC®
Apresentação do grupo com o trabalho final
Apresentação do trabalho final

Memória Descritiva:

Boa tarde,
tal como combinamos por telefone, iremos enviar pelo correio, um DVD, com a apresentação da memória descritiva original, tal como a idealizamos, ou seja, em apresentação em filme.
Obrigada pela atenção
Ana Teixeira
Cria uma fruta, colhe os prémios
Desafio tetra pak | Eco-Escolas 2016
Jardim-de-infância das Travessas – S. João da Madeira
Construir ou plantar?
Cada pessoa, durante a sua existência,
pode ter duas atitudes: construir ou plantar.
Os construtores podem demorar anos nas suas tarefas,
mas um dia terminam aquilo que andaram a fazer.
Então param e ficam limitados
pelas suas próprias paredes.
A vida perde o sentido quando a construção acaba.
Os que plantam sofrem com as tempestades,
as estações e raramente descansam.
Mas, ao contrário de um edifício,
o jardim nunca pára de crescer.
E, ao mesmo tempo que exige
a atenção do jardineiro, também permite que,
para ele, a vida seja uma grande aventura.
(Paulo Coelho)
A nossa filosofia
 Ser “Plantador” é a filosofia da Comunidade do Jardim de Infância das Travessas.
 Acreditamos que a união estreita entre a escola e a família faz a diferença quando se trata do ato de “colher frutos”…
 Quando abraçamos este projeto, estávamos cientes de que iria ser mais uma das grandes aventuras da nossa caminhada conjunta, acreditando sempre que mais uma vez as nossas crianças sairiam beneficiadas.
Juntos percorremos caminhos e construímos projetos
Assim que o ano letivo teve início, e enquanto parte integrante à comunidade escolar, definimos o nosso percurso. Estabelecemos metas, traçamos objetivos e participámos em diversos projetos escolares através dos quais esteve visível a articulação escola/ família e família/escola... A partilha foi o nosso fio condutor e o mote para a realização de projetos futuros.
Nesse sentido, foram vários os projetos nos quais nos envolvemos e demonstramos que juntos fazemos a diferença... Enumerando:
1 – Dia do Pijama
2 - Concurso de decoração de rotundas de Natal, promovido pela Autarquia
3 - Festa de Natal
4 - “Sábados em família”, atividade promovida pela Autarquia
5 - Convívio de Carnaval
6 - Concurso “Cria uma fruta, colhe os prémios”
Enquanto cidadãos conscientes e preocupados com a necessidade premente da adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis, num contexto de “desenvolvimento sustentável”, encontramos neste projeto a personificação das nossas preocupações ambientais.
Aceitamos o desafio da Compal e para colhermos bons frutos,
… preparamos o terreno com os materiais necessários:
 Embalagens de Compal;
 Galhos;
 Cola quente;
 Rede de arame;
 Fio de algodão;
 Tesouras;
 Canetas;
 Agulhas;
 X-atos;
E assim começou …
Com a colaboração das crianças, dos pais e sob orientação cuidada das educadoras:
 Separamos;
 Cortamos;
 Decalcamos;
 Cosemos;
 Colamos;
 Contornamos;
 E por último, abraçamos a tradição e aplicamos a técnica da cestaria;
E assim nasceram os 10 frutos de diferentes sabores e texturas :
1. Maçã;
2. Pêra;
3. Laranja;
4. Banana;
5. Ananás;
6. Limão;
7. Manga;
8. Uva;
9. Ameixa;
10. Morango;
1. Maçã: “Uma maçã por dia, mantém o médico longe”
Na verdade, é um pseudofruto pomáceo da macieira o que significa que o verdadeiro fruto é o que protege as suas sementes. Habitualmente. o ser humano apenas ingere a parte exterior ao fruto. A árvore floresce na primavera, mas o fruto está pronto para consumo apenas no outono.
Origem: a árvore é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem ainda hoje é encontrado. Existem ainda referências a Alexandre “O Grande” por volta de 328 a.C, numa das suas visitas ao Cazaquistão, sendo mais tarde espalhadas pelo mundo inteiro.
Em Portugal, temos a tão conhecida maçã de Alcobaça.
Modo de produção: Normalmente, as macieiras florescem na primavera e produzem os seus frutos no outono. Existem mais de 7500 espécies de variedades de maçãs, sendo que em Portugal, as mais cultivadas são a Golden, Royal Gala e Starking. Após a colheita, a maçã é armazenada e conservada em câmaras de frio, sendo comercializada até se esgotarem os stock’s, o que pode levar entre 10-12 meses.
Características: as qualidades internas do produto definem a doçura, acidez, aroma e textura, influenciando também o seu aspeto exterior. Tem um aspeto agradável, fresco e colorido e um paladar extremamente saboroso. A polpa é esbranquiçada, contendo no seu interior várias sementes.
A dureza consiste na resistência mecânica que os tecidos oferecem e a textura está relacionada com uma acidez relativamente alta, ou seja, um pH na ordem dos 3,30.
Benefícios nutricionais: A maçã possui um leque muito basto de benefícios dos quais podemos destacar:
 Riqueza em vitaminas, minerais e fibras;
 As substâncias que impedem a absorção de gorduras, açúcares, e elimina o colesterol;
 Fonte de antioxidantes;
 Absorção de água durante a digestão, libertando-a posteriormente no intestino, impedindo a prisão do vente.
 Auxiliação no desenvolvimento físico, a prevenir indisposições dermatológicas, estomacais, e problemas capilares.
2. Pêra; “Porque é que os alentejanos penduram peras nas antenas?
Para terem antenas pêrabolicas” 
É o pseudofruto comestível da pereira, uma árvore da família da Rosaceae. A pêra não é muito resistente ao frio, pelo que o seu cultivo deve ser realizado em clima temperado e em solo fértil. As variedades cultivadas em Portugal podem ser encontradas no comércio desde a primavera até setembro, porém existe pêra importada de fevereiro a setembro.
Origem: Devido ao vasto leque de variedades, não existem muitas certezas quanto à sua origem, existindo apenas referências ao Continente Asiático, especificamente na China, tendo sido posteriormente trazida para a Europa.
A pêra rocha é um fruto tradicional de Portugal, que foi descoberta há mais de 150 anos em Sintra, com denominação protegida.
Modo de produção: Os principais produtores de pêra, a nível mundial são a China. Em Portugal, a região do Ribatejo e Oeste é, por excelência, a grande produtora de pêra, representando 86% da produção total do Continente e 95 % na variedade Rocha.
Existem milhares de variedades domésticas, sendo, por isso, muitas vezes confundida com o abacate nas regiões tropicais, embora não exista nenhuma relação entre eles.
Características: é um fruto muito nutritivo de sabor adocicado, com casca fina, que pode ter várias tonalidades de acordo com a variedade. A polpa, também de acordo com a variedade, pode ser macia, dura ou granulosa. Não deve ser guardada no frigorífico, pois, as temperaturas frias alteram o seu sabor e aroma. Pode ser utilizada em natureza, sobremesas, compotas, tortas, etc…
Benefícios nutricionais: A pêra é um fruto muito apreciado, pelo seu sabor suave e pelo elevado valor nutricional, sendo rica em Vitaminas (A, B, C) e sais minerais (sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, e ferro) e baixo valor calórico. Para além dos vários benefícios mencionados, contribui de igual forma para o equilíbrio da pressão sanguínea e manter o equilíbrio interno. Se consumida com casca, é uma boa fonte de fibra, auxiliando na digestão e na eliminação de toxinas e resíduos orgânicos.
3. Laranja; “Laranja de manhã é ouro, a tarde é prata e à noite mata.”
Provérbio
A laranja é uma fruta cítrica produzida pela laranjeira. Trata-se de um fruto híbrido, criado na antiguidade do cruzamento da cimboa com a tangerina. A laranja é a segunda fruta mais consumida e com maior volume de produção no continente. Existem diversas variedades de laranjas, com particularidades no sabor, suculência e dimensão. A laranja do Algarve tem fama de ser sumarenta e doce, possuindo geralmente uma percentagem de sumo na ordem dos 50%.
Origem: Não existem dados exatos quanto à sua origem, mas sabe-se que a maior parte dos frutos cítricos, são originários da Índia, e sul da China. Atualmente, é cultivada um pouco por todo o mundo, mas maioritariamente no Brasil e Estados Unidos.
Modo de produção: a produção da laranja, pode estender-se ao longo de todo o ano, mas o pico de frutificação ocorre essencialmente entre outubro a maio. As condições de cultura e produção, assim como de apanha das frutas originam frutos muito diferentes.
Características: O sabor varia entre o doce e o ácido. Habitualmente é descascada e consumida ao natural, ou utilizada na preparação do tão famoso, “sumo de laranja natural”.
O fruto possui um formato oval, coloração alaranjada e sua polpa é formada por vários gomos cheios de sumo. Dentro dos gomos podemos encontrar as sementes. A Laranja do Algarve é conhecida em todo o continente pelas suas características e doçura.
Benefícios nutricionais: Rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais, ajuda a
 Reduzir o colesterol alto, já que a pectina dificulta a absorção de colesterol no intestino;
 Prevenir câncer de mama, por ser rica em antioxidantes que previnem alterações nas células;
 Prevenir o envelhecimento precoce, pela presença de vitamina C, que ajuda na formação de colagénio;
 Fortalecer o sistema imune, por ser rica em vitamina C;
 Proteger o coração da aterosclerose, devido à pela presença de antioxidantes.
4. Banana; "Com bananas e bolos se enganam os tolos“
Provérbio
A banana é um fruto produzido pela bananeira, provida de um caule subterrâneo que gera um falso tronco, no qual as folhas se sobrepõem. Esta planta dá origem a pseudofrutos, sendo o fruto a parte correspondente ao ovário. A parte final não apresenta sementes. As bananas surgem dispostas em cachos, unidos por uma haste. Existem vários tipos de bananas, sendo que cada árvore gera entre 5 a 15 porções de bananas em cada produção. Existem 4 tipos de variedades principais: a banana-prata, a banana-maçã, a banana-caturra e a banana-da-terra.
Origem: Descobertas recentes, demonstram que o cultivo da banana teve início por volta dos 8000 e 5000 a.C., na Nova Guiné. A Banana da madeira é uma subespécie da banana originária, que é cultivada na Ilha da Madeira e que dá origem a frutos mais pequenos, com um sabor mais adocicado.
Modo de produção: Atualmente, 130 países são responsáveis pelo cultivo deste produto, particularmente as localidades com clima tropical. Pelo menos 10 a 15% da criação global de bananas são destinadas à exportação. As bananas formam-se em cachos, na parte superior de um pseudocaule, que nascem de um caule subterrâneo, que após a colheita dos cachos, morre. A plantação e colheita deste fruto estão dependentes da colheita dos primeiros cachos.
Características: são constituídas por uma parte carnuda, prazerosa e doce, pelo que podem ser digeridas cruas, cozidas, fritas ou assadas. Ao amadurecerem, apresentam a casca amarelecida, na grande parte das espécies. Possui 3 tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose. Esses açúcares, combinados com a fibra da banana promove grande energia ao corpo.
Benefícios nutricionais:
 Ajuda a relaxar o sistema nervoso e o estômago, devido à presença de um elevado teor de vitamina B e fibras;
 Ajuda na diminuição da pressão arterial, pela presença de potássio na sua composição;
 Fortalece os ossos e melhora a densidade óssea, pois ajudam na absorção do cálcio e magnésio;
 A sua riqueza em ferro, ajuda na produção de serotonina, ajudando a relaxar e melhorar o humor;
 Estimula a produção de hemoglobina, sendo utilizada no tratamento e prevenção de anemias.
5. Ananás; Tem coroa e não é rei
Tem escamas e não é peixe.
Quem sou?
Ananás 
O ananás é uma infrutescência tropical, é rico em vitaminas e minerais, com propriedades antivirais. O ananás provém do ananaseiro, pertencente à espécie Ananas comosus. O fruto, quando maduro, tem um sabor bastante ácido e, muitas vezes, adocicado. Ele é considerado o rei dos frutos, por ser uma fruta muito bela e portar uma coroa em seu cume.
Origem: É originário da América do Sul, tendo sido descoberto em Novembro de 1493, por Cristóvão Colombo e os seus marinheiros. Após a sua descoberta, é promovida a partir desse momento a sua disseminação pelo mundo, tornando-o uma das infrutescências mais apreciadas em todo o mundo. Nos Açores, podemos encontrar o tão conhecido Ananás dos Açores, conhecido pelo seu sabor agridoce e aromático e a polpa amarela translúcida.
Modo de produção: O ananaseiro é uma planta muito sensível ao frio, mas resiste bem às secas, embora nos dias de sol muito intenso, os frutos possam sofrer queimaduras, quando não são protegidos. Pode ser cultivado em qualquer tipo de solo, desde que seja permeável, ou seja, solos leves e bastante ricos em nutrientes. Embora possa ser consumido em qualquer época do ano, a melhor época de florescimento desta fruta é de dezembro a fevereiro. O ciclo natural pode variar de 10 a 36 meses, pois, além de condições climáticas, depende da época de plantio, do tipo e do peso das mudas utilizadas, e também das práticas culturais adotadas.
Características: Tem uma forma ovada e grossa. A polpa comestível está rodeada de brácteas verdes que passam a alaranjadas na maturação, formando a casca do fruto. No extremo superior, as brácteas transformam-se numa coroa de folhas. A polpa é amarela ou branca, carnuda, aromática, sumarenta e doce. No interior existe um tronco fibroso duro que vai desde a coroa ao pedicelo. O fruto, tem o sabor bastante ácido e, muitas vezes, adocicado.
Benefícios nutricionais:
 Contribui para uma dieta equilibrada, sendo rico em vitaminas, minerais, fibras, proteínas e hidratos de carbono;
 Possui celulose, promovendo o bom funcionamento intestinal e facilitando a digestão;
 Acelera a cicatrização, previne a osteoporose e as fraturas ósseas;
 Reduz o colesterol e melhora a circulação;
 Previne gripes e constipações e tem funções anti-inflamatórias e anti tumorais;
6. Limão; Qual a fruta, que tem mão?
Limão
Adivinha 
O limão é um fruto cítrico produzido pelo limoeiro, uma árvore perene de pequeno porte, da famíliaRutaceae. Dispõem de folhas verdes brilhantes oblongas, elípticas ou ovaladas e flores brancas. Existem diversas variedades, sendo cerca de uma dezena delas muito frequente, como por exemplo o limão-lisboa, o limão-eureca e o limão fino.
Origem: O limoeiro é de origem asiática, mas muito cultivado em todo o mundo. As primeiras descrições claras do uso da fruta para fins terapêuticos remontam a Teofrasto, considerado o fundador da fitoterapia.
Os Helenos cultivavam os limoeiros perto das oliveiras, para as protegerem dos parasitas. Em 1742, foram utilizados pela marinha Britânica no tratamento do escorbuto.
Modo de produção: Propaga-se também por sementes, que requerem um solo leve, fértil e bem arejado, em local ensolarado e protegido dos ventos. Dependendo da variedade, pode frutificar todo o ano, embora surjam frutos com tamanho e texturas diferentes.
Características: Os frutos possuem formato oval e podem apresentar tamanhos variados, com casca lisa ou enrugados e adquirem cores que variam do verde-escuro ao amarelo-claro, com exceção da espécie que o fruto se assemelha a uma tangerina. Os limões são ricos em ácido cítrico, que confere ao fruto um sabor ácido, sendo por isso muito utilizado na culinária na preparação de sumos, licores, temperos, etc…
Benefícios nutricionais: É rico em vitamina C e como tal ajuda a fortalecer as defesas do corpo de modo a preveni-lo de várias doenças. É rico em potássio, magnésio, cálcio e fósforo.
O limão é benéfico para a circulação (redução da pressão arterial), digestão, redução dos níveis de colesterol, adstringente, antibacteriano e antiviral. Os seus principais benefícios são o forte poder antibiótico, antiviral e os poderes de estimulação imunológica, assim como o uso no auxílio da perda de peso, devido a seu poder digestivo e de limpar o fígado.
7. Manga;
“Manga com leite mata!”
É falso. Esta ideia surgiu dos senhores de escravos, para evitar que os escravos comessem a fruta, que devia ser consumida apenas pela alta classe. O leite, ao contrário, era abundante.
A mangueira, da família Anacardiaceae, família bem conhecida por causar irritação cutânea produzida por alguns dos seus membros, produz um fruto muito apreciado e cultivado em várias regiões tropicais e subtropicais distribuídas pelo mundo. Na Índia existem mais de 100 variedades. Pode ser consumida ao natural, na preparação de doces e/ou sobremesas.
Origem: É originária do sul da Ásia, tendo sido levada para o Brasil, Angola, Moçambique e outros países tropicais.
Por ser uma fruta tropical, foi levada para o Brasil, pelos portugueses, onde as condições climatéricas são ideias à sua produção.
Modo de produção: Os solos devem ter média fertilidade, de arenosos até argilosos, profundos, bem drenados, ligeiramente ácidos. A partir do terceiro ano ou quando as plantas entrarem em produção. A mangueira pode produzir durante todo o ano. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, a sua cor é verde, mas isso depende da variedade a cultivar. A manga amadurece em 100 a 150 dias após a floração.
Características: A manga é uma fruta com coloração variada, variando desde o amarelo, laranja e vermelho. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, terminando com a semente ao centro, onde se encontra o embrião. O formato do fruto, varia de arredondado a oval-oblongo ou alongado, com comprimento entre 6,25 e 25 cm em variedades diferentes.
Benefícios nutricionais:
 Devido à presença de vitamina A, ajuda na produção de colagénio na pele, promovendo a resistência a rugas;
 Os antioxidantes ajudam na prevenção de vários tipos de cancro, especialmente a leucemia, colón e mama;
 A vitamina A ajuda ainda na promoção de uma boa visão, prevenindo a cegueira e os olhos secos;
 O seu alto teor de fibra facilita a digestão e limpa o corpo dos resíduos que podem levar ao cancro do cólon;
 O ferro ajuda nos tratamentos de anemia e na produção de hemoglobina;
 A vitamina A e C impulsionam o corpo humano na defesa de doenças infeciosas;
 É ainda um bom diurético e combatente da acidez estomacal.
8. Uva; "Quem é que nasce nuns pauzinhos redondinhos como bugalhinhos e é calcado pelos pés?“
A uva 
É o fruto da videira, sendo oriundo da família Vitaceae. Tem um sabor adocicado, sendo bastante utilizada na produção de sumo, geleia, passas e vinho.
Origem: Tem origem na Ásia, mas atualmente é cultivada em todo o mundo, maioritariamente em regiões de clima temperado. O vinho tinto é um dos principais produtos, cujos primeiros relatos da sua produção foram na Armênia Antiga, por volta de 4000 a.C. No Século IX, a Pérsia e o Antigo Egito detinham grande parte do cultivo de uvas. Com a sua expansão comercial, as regiões da Europa, América do Norte e Norte de Africa também se destacaram pelo cultivo de uva.
Modo de produção: Hoje em dia, cultiva-se nas regiões temperadas de todo o mundo. A Espanha é o país do mundo com maior área de vinha e Portugal é sétimo país com maior área de vinha do mundo e o décimo primeiro de produção de vinho. As uvas crescem em pequenos cachos que variam de 1 a mais de 300 frutos, as quais podem ter diferentes cores.
Características: regra geral, têm uma forma redonda ou oval, possuem uma polpa semi-translúcida coberta por uma pele fina e a sua coloração varia entre o verde, vermelho e roxo escuro.
De acordo com a variedade, a uva pode ser usada para:
 Uva de mesa - com baixa acidez, pobre em açúcares, com diferenças no tamanho, coloração e forma, dependendo da variedade;
 Produção de vinho - variedades com maior acidez e conteúdo moderado de açúcares
 Uva passa - baixa acidez e riqueza em açúcares
Benefícios nutricionais:
 Na prevenção do cancro, devido à presença de antioxidantes;
 Prevenção de doenças cardiovasculares, devido à ação dos vasodilatadores;
 Proteção do estômago e evitam a prisão de ventre;
 Presença de ácido fólico, pelo que devem ser consumidas por grávidas, nos primeiros meses de gestação;
 Presença de pouca gordura e inexistência de colesterol e sódio;
 Ricas em vitaminas e minerais;
9. Ameixa;
Como se coloca uma ameixa no frigorífico em três tempos?
1 – abre-se a porta
2 – coloca-se a ameixa no frigorífico
3 – fecha-se a porta 
É possível encontrar mais de duas mil qualidades desta fruta, com diversos tamanhos, formatos e cores.
Pertencente ao géne Prunus, família Rosaceae, assim como a cereja, a amêndoa e o pêssego, a sua semente está protegida por uma casca dura.
Origem: Acredita-se que a ameixa japonesa que teria origem na China, enquanto a ameixeira-europeia surgiu na região da Ásia Menor, na região sul do Cáucaso.
Modo de produção: O fruto é propagado em várias partes do mundo, mas sua adaptação é bastante relativa e depende de condições climáticas e da estrutura do solo em que é colocada.
A árvore tem a sua frutificação em períodos específicos do ano e pode render até 3 safras diferenciadas no ano, dependendo das condições climáticas. São períodos propícios para o crescimento das ameixas os meses de fevereiro, março e dezembro.
Características: Na sua maioria são redondas, mas existem também em formatos de coração e ovais. A sua pele pode ser de cor âmbar, roxa, vermelha, preto azulado, verde e amarela, e sua polpa pode ser laranja, rosa, verde ou amarela. O seu sabor é uma combinação de doce e azedo.
Benefícios nutricionais: Com mais fibra do que qualquer outro fruto, verdura ou legume, é uma enorme fonte de vitamina A, B2 e potássio. Quando consumida seca, possui um alto poder laxativo. Não contém gorduras saturadas e sim numerosos compostos que promovem a saúde, como minerais e vitaminas. A ameixa é uma fonte moderada de betacaroteno e vitamina A, essencial para a visão. O consumo de frutos naturais ricos em vitamina A, protegem do cancro do pulmão e da cavidade oral. O consumo regular de ameixa também ajuda a prevenção de doenças neuro degenerativas relacionadas com a idade, como as doenças de Alzheimer e de Parkinson.
10. Morango: Morango vermelho
Quem te corou?
Foi o sol
Que aqui passou
No morango, o fruto são os vários pontinhos escuros que ficam no seu exterior, a parte suculenta é o recetáculo floral (ovário). É considerado a fruta Vénus, e a fruta dos românticos. Existem mais de 20 espécies do género com ampla distribuição nas zonas temperadas e subtropicais.
Origem: Apesar de terem começado a ser cultivados pelos romanos em 200 a.C., os morangos eram raros até o fim do século XVIII, pois, a sua produção era difícil. Foi com a descoberta do continente Americano, que horticultores franceses começaram ali a cultivar a planta, dando origem a frutos maiores e saborosos.
Modo de produção: Apesar de encontrarmos morangos no mercado ao longo de todo o ano, devido à utilização de variedades com produções graduadas, o pico da produção ocorre durante o mês de Abril. Alguns produtores estão a apostar na produção entre o Natal e o Carnaval, visto ser uma altura de muita procura e em que os preços são mais elevados.
Características: Possui o formato de um coração, com a intensidade do vermelho, textura macia, e aroma silvestre que transmite ao paladar um tanto de agridoce. Por ser um fruto muito sensível não deve ser armazenado por mais de 3 dias no frigorífico, sem que tenha sido previamente lavado uma vez que a água favorece o apodrecimento.
Benefícios nutricionais: São uma fonte de fibra, combate o colesterol, é fonte de vitaminas e sais minerais, controla a pressão arterial, fornece ferro, fósforo, potássio e cálcio, é considerado um laxante suave, combate os radicais livres por ser a fruta que mais contém substâncias que combatem o envelhecimento das células e ainda pode ser considerado como um grande aliado da beleza, pois, ajuda a manter a pele linda e luminosa.
O morango, só deve ser cortado no momento em que se vai consumir, pois os antioxidantes, quando são expostos ao ar, perdem-se.
O nosso projeto foi “alimentado” e “regado”
pelo carinho, diversão, alegria, cor, entusiasmo e criatividade!
E no final...
Colhemos uma infinidade de momentos de união e partilha,
onde a palavra cumplicidade se impôs!
FIM