Trabalhos 2016

ATL das Escolas EB1 nº1 Belas e EB1 /JI Fonteireira (SINTRA)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Origami do Ananás.
Recortar parte da decoração do Ananás.
O material que usámos.
Quem quer este Ananás tão saboroso?

Memória Descritiva:

Memória Descritiva - “Cria uma fruta, colhe os prémios ”
A Construção do nosso fruto é uma atividade promovida pela Compal e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, com o intuito de sensibilizar para a importância de colocação das embalagens no ecoponto amarelo e adotação de hábitos de estilos de vida saudáveis (com uma alimentação equilibrada, onde as frutas e legumes são de consumo diário).
O fruto escolhido foi o Ananás e foi selecionado por um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.
Quem é o nosso Fruto?
Através da uma pesquisa verificámos que “o rei dos frutos” (por causa da “coroa”), tem a sua origem nas regiões subtropicais e tropicais. Define-se como um fruto cilíndrico, levemente afusado, tem uma casca cor de laranja forte e a sua polpa, é amarela translúcida, com um sabor agri-doce característico e um aroma muito agradável.
O modo de produção incide nas plantações e estufas, através de diferentes técnicas.
Por exemplo, o “Ananás dos Açores” continua a ser produzido em estufas de vidro, através de técnicas de cultivo tradicionais, aplicação de “fumos” e utilização de “camas quentes” à base de matéria vegetal, demorando dois anos desde a plantação à colheita.
O Ananás apresenta bastantes benefícios para a saúde, uma vez que é rico em fibra, vitamina C, vitamina B1, niacina, potássio e magnésio. Tem elevado teor em água e baixo valor energético. Revela uma acão antioxidante, que ajuda a proteger as células. O ananás é rico em bromelina, uma enzima que facilita a digestão e atua como anti-inflamatório. Acelera a cicatrização de feridas e a convalescença pós-operatória.
Como é que fizemos o nosso fruto?
O material usado para a construção do nosso fruto consistiu na recolha de quatro pacotes de 1 litro da Compal, junto das famílias.
Através da técnica do origami formámos quatro corações de forma a conseguirmos encaixar uns nos outros na vertical. Utilizámos uma cartolina verde de forma a criar a estrutura da coroa do ananás. A mesma foi preenchida por 2 pacotes pequenos da Compal, que as crianças cortaram em triângulos pequenos de forma aleatória.
Belas, 7 de abril de 2016
Os construtores do Fruto
Catarina, Bruna, Erica, Lara, José e Bárbara