Trabalhos 2016

EBI de Colmeias (Leiria)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Lavamos as embalagens e recortamos círculos para construirmos os bagos da uva.
Usamos rolos de cartão para fazer a base da cepa da videira. Revestimos com embalagens da Compal e posteriormente cobrimos com espuma.
Colamos os círculos, vários com o símbolo FSC, para construirmos os bagos da uva. As folhas, com as suas nervuras, também são feitas de embalagens Compal/Tetrapack.
Em vários bagos é visível o pormenor do símbolo FSC das embalagens.

Memória Descritiva:

Jardim de Infância de Colmeias
Este trabalho foi elaborado com a participação do grupo de 21 crianças do Jardim de Infância de Colmeias, a participação do Educador de Infância, da Assistente Operacional e dos Pais/Encarregados de Educação.
Não foi difícil motivar o grupo para a elaboração deste trabalho em virtude de quase todos conhecerem a marca Compal e os seus saborosos néctares.
Fizemos a recolha das embalagens usadas e consumidas no Bufete da escola e também de algumas junto das suas famílias.
O projeto era a construção de uma fruta reciclando as embalagens da Compal/Tetrapak.
Depois de alguma discussão, decidimos que iriamos fazer uma uva, já que era uma das frutas mais votadas e preferidas do grupo.
Como vamos fazer? Decidimos em primeiro lugar desenhar o projeto da construção do fruto e assim foram surgindo as ideias para a sua concretização.
Usamos rolos de cartão para fazer a base da cepa da videira. Lavamos as embalagens, cortamos e colamos círculos para efetuar os bagos das uvas. E começaram a surgir muitos bagos……
Fomos colando uns aos outros até parecer uma uva verdadeira.
Recortaram-se as folhas da videira, colámos e concluímos a nossa uva!
Analisei com as crianças as características e a importância desta fruta na nossa alimentação. A uva é deliciosa, fresca e muito rica a nível nutricional, nomeadamente pelas suas propriedades antioxidantes. Há várias castas e várias crianças se lembraram de já ter visto e/ou estado junto a videiras e vinhas, nomeadamente dos seus avós.
Ficamos muito orgulhosos do trabalho final.
Reaproveitamos assim muitas embalagens, transformando-as e dando-lhes uma nova vida e um novo sabor...
O responsável pelo trabalho,
Educador de Infância
Paulo Dias