Trabalhos 2016

Escola EBI de Manique do Intendente (Azambuja)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Projeto - construção com peças de polindrons
Projeto - construção com peças de polindrons
Projeto - construção com peças de polindrons - Final
Corte das figuras geométricas nas embalagens da Compal
Colagem com cola quente
Construção do prato - inicio do processo da técnica do papel maché
Pormenor FSC
Pormenor Tetra pak
Prato concluído
Pera no prato

Memória Descritiva:

MATERIAIS
Embalagens da Tetra Pak da marca Compal
Cola UHU,
Tesouras
Régua
Pistola e tubos de cola quente
Cola branca
Papel absorvente
METODOLOGIA
O projeto tem como inspiração os cartazes promocionais.
Tendo em conta as formas geométricas, iniciámos o processo de criação na disciplina de matemática (6ºano) em que os alunos estavam a trabalhar os sólidos geométricos e sua planificação recorrendo a peças de polidrons
Após várias tentativas conseguiram erguer uma estrutura constituída por quadrados, triângulos equiláteros e triângulos isósceles. E assim nasceu a nossa pera.
Seguidamente procedemos à recolha, na escola, das embalagens da Compal. Foram lavadas e secas e passámos ao corte das figuras geométricas constantes no projeto:
- 12 Quadrados: 6 cm
- 30 triângulos equiláteros com 6 cm
- 6 triângulos isósceles com base 6cm e altura
No processo do corte das figuras recorremos a moldes feitos previamente.
Sendo a fruta escolhida a pera recolhemos principalmente embalagens de Compal de pera. Todos os quadrados foram retirados da parte frontal da embalagem. Os triângulos equiláteros foram elaborados das partes restantes da embalagem, tendo a preocupação de incluir os símbolos obrigatórios e a palavra “Compal”. Nos triângulos isósceles concentramo-nos essencialmente na palavra “Compal.
Folha do fruto foi construída com a parte verde das embalagens.
Para a montagem das peças utilizamos cola quente.
O prato para a peça foi feito a partir da palavra “Compal” e diferentes frutos recortados das embalagens de vários sabores.
Para a construção do prato recorremos à técnica do papel maché – cola branca e papel absorvente.
INTERVENIENTES
Alunos do 6º ano, turma A
Alunos do clube Eco-Escola
Coordenadora do projeto Eco-Escola
Docente Educação Especial
Docente de Matemática
DESCRIÇÃO DO FRUTO
A pera tem origem na Ásia, tendo sido introduzida na Europa, pelos romanos e mais tarde por todo o mundo pelos europeus.
A pera é o fruto originário da árvore denominada pereira. É cultivável em clima temperado e em regiões serranas de solo fértil. O fruto é bastante apreciado devido ao seu sabor suave e da quantidade de nutrientes que possui. São eles: vitamina A, B, C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, sendo uma das frutas que mais possui sais minerais.
Os 3 principais benefícios da pera para a saúde são melhorar a prisão de ventre, perder peso e controlar a diabetes, pois a pera é uma fruta rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo o apetite, especialmente quando consumida antes das refeições.
A pera é de fácil digestão, sendo muito prática para levar para o trabalho ou para a escola e é indicada para todas as idades pode ser consumida crua, assada ou cozida.
A pera é uma boa fruta para oferecer às crianças quando começam a ingerir alimentos sólidos, principalmente a partir dos 6 meses em forma de sumo ou puré porque é uma fruta que normalmente não provoca alergia. Além disso, a pera é de fácil digestão, ajudando a recuperar de uma intoxicação alimentar
Há cerca de 170 anos (1836), foi identificada no concelho de Sintra, na propriedade do Senhor Pedro António Rocha, uma pereira diferente, com frutos de qualidade invulgar, cuja denominação de origem é atualmente a “Pera Rocha do Oeste”, variedade Portuguesa concentrada na região Oeste, na orla marítima desde Sintra até Leiria.
A área de produção da pera Rocha do Oeste abrange os seguintes concelhos:
• Sintra, de onde é originária, estimando-se que atualmente existam apenas 120 ha de pereiras, dispersos por pequenas explorações de carácter familiar;
É nos concelhos do Oeste que se concentra a produção de pera Rocha, destacando-se o Cadaval com uma área de cultivo de 2.073 hectares e um expressivo crescimento na última década, tendo ultrapassado o concelho do Bombarral cuja área plantada de 1.934 hectares aumentou apenas 2% na última década.
“Webgrafia”
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pera
http://www.tuasaude.com/3-beneficios-da-pera-para-a-saude/
https://as19frutas.wordpress.com/2009/09/21/origem-da-pera/
http://www.perarocha.pt/