Trabalhos 2016

EB 2,3 Diogo Cão (Vila Real)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Desenho e corte das partes que iriam compor a estrutura interna da maçã.
Estrutura interna da maçã já totalmente montada.
Desenho e corte das partes (escamas) que iriam revestir a estrutura da maçã, servindo de casca. Nesta foto estão visíveis a embalagem Compal e o símbolo FSC.
Colagem das pequenas partes (escamas) que serviriam para formar a casca da maçã.
Elementos (arame e tampas de embalagens Compal com que se iria construir o tronco/pé da maçã.
Maçã já completa.

Memória Descritiva:

Cria uma fruta colhe prémios
1. Processo de construção
No processo de construção do nosso fruto (maçã) pretendeu-se que se obedecesse, na íntegra, às indicações mencionadas no regulamento do concurso.
Além disso, ficou estabelecido, logo desde o início, que a construção do fruto deveria cumprir também os conteúdos, as metodologias e as técnicas adotadas pelas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.
1.1. Materiais
- Papelão (estrutura interna da maçã);
- Embalagens Tetra Pack da marca Compal (revestimento/casca da maçã);
- Papel cavalinho (revestimento da parte interna/polpa da maçã);
- Pastel (pintura da polpa da maçã);
- Arame (suporte do tronco/pé e da folha);
- Rolhas plásticas (tronco/pé);
- Cola quente (colagem de todas as partes da maçã).
1.2. Metodologia
- Desenho:
- as partes que serviram de estrutura interna foram desenhadas em papelão tendo em conta a fisionomia da maçã;
- foram desenhadas sobre as embalagens Tetra Pack da Compal pequenas pétalas/escamas que iriam servir para fazer a casca da maçã;
- Recorte:
- recorte das partes internas da maçã em papelão;
- recorte das pétalas/escamas desenhadas sobre as embalagens Tetra Pack;
- Colagem;
- colagem das partes internas em papelão;
- colagem das pétalas/escamas sobre a estrutura em papelão
- colagem do tronco na estrutura em papelão;
- colagem da folha ao tronco
- Pintura
- pintura em pastel amarelo da polpa da maçã.
- Investigação
- alguns alunos realizaram várias pesquisas para fazer a descrição da maçã.
1.3. Intervenientes
- Alunos ;
- Assistentes operacionais (bar);
- Professor Paulo Falcão (EV; ET);
- Professor Manuel Vilares (Coordenador Eco-Escola);
2. Descrição da maçã
Maçã:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Género: Malus
2.1. Origem
A macieira é originária da Ásia Ocidental, tendo como centro de origem a região entre o Cáucaso e o leste da China, onde o seu ancestral selvagem, Malus sieversii, ainda é encontrado atualmente. As maçãs têm sido cultivadas há milhares de anos na Ásia e Europa, tendo sido trazidas para a América do Norte pelos colonizadores europeus.
2.2. Modo de produção
A maçã (Malus domestica) é produzida pela árvore chamada macieira, que floresce na Primavera e produz fruto no Outono. É um dos frutos mais cultivado, mais conhecido e mais usado pelos seres humanos.
2.3. Características
As maçãs são de cores tão diversas quantas as suas variedades desde o verde ao vermelho escuro e algumas listradas, de forma redonda ou mais alongadas.
A polpa da maçã é branca, possuindo internamente sementes. Cada maça pesa, em média, de 100 a 200 gramas.
É muito utilizada no fabrico de sucos, doces e também da sidra (bebida alcoólica).
2.4. Benefícios nutricionais
De um paladar extremamente saboroso, a maçã é também detentora de um alto poder de nutrição, surpreendentemente benéfica para o organismo humano.
A maçã possui um excelente valor nutritivo, pois em sua casca encontramos a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Além disso, é um fruto rico em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo.
É um fruto com propriedade adstringente, sendo excelente para a garganta e cordas vocais. É ótimo também para evitar a obstipação intestinal.
Cada 100 gramas de maça possuem, em média, 55 calorias e 1,5 gramas de fibras.
Escola EB 2,3 Diogo Cão – Vila Real