Trabalhos 2016

Centro de Actividade Infantil de Évora (Évora)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Início da elaboração do cacho de uvas com recurso a balões e papel de jornal (técnica do papel machê).
Os bagos de uva feitos de balões e papel de jornal já secos.
Colagem de pedaços recortados de embalagens Tetrapack da Compal, revestindo os bagos de uva previamente elaborados.
Montagem do cacho de uvas.
Cacho de uvas já terminado.
Cacho de uvas exposto num ponto de acesso às salas, possibilitando a divulgação do concurso junto das famílias e outros visitantes.

Memória Descritiva:

A actividade da elaboração do fruto (cacho de uvas) foi realizada pelo grupo da sala 3 de Jardim-de-Infância do Centro de Actividade Infantil de Évora.
Para podermos realizar esta actividade solicitámos a colaboração dos pais e comunidade para nos ajudarem na aquisição e recolha dos materiais necessários para o efeito.
Os materiais utilizados na criação do cacho de uvas foram: balões, jornais, pacotes de sumo da Marca Compal, cola branca, água, farinha, cola quente.
Quanto aos recursos humanos participaram as 16 crianças que constituem o grupo da sala 3, a educadora Claudia Peças, a auxiliar de ação educativa Noémia Neves, familiares das crianças e outros elementos da comunidade.
Demos início á actividade depois de uma conversa de grande grupo, realçando a importância de selecionarmos e utilizarmos produtos que sejam "amigos do ambiente". Também foi feita uma análise de uma embalagem de sumo Compal chamando a atenção para a identificação, informação e símbolos nela existentes. Depois de motivadas as crianças em conjunto com a equipa educativa decidiu criar um cacho de uvas.
As crianças rasgaram jornal. Encheram-se balões (pequenos) para parecerem uvas, e demolharam-se os pedaços de jornal na água com farinha e cola branca para serem colados nos balões. A seguir os balões foram colocados em local seguro para secar. Os pacotes de sumo foram lavados, abertos e cortados aos bocados que colámos nas bolas/uvas (balões forrados com a técnica anteriormente referida).
Depois de tudo colado, procedemos à montagem do cacho de uvas, que no final resultou numa representação tridimensional com cerca de 60cm de comprimento, 80cm de diâmetro máximo e visível de todos os ângulos sem nunca perder a configuração que permite ser identificada como um cacho de uvas.
As crianças do grupo e a equipa educativa ficaram muito satisfeitas com o resultado obtido. Neste momento o fruto criado está exposto num dos espaços de acesso às salas devidamente identificado pelo poster do concurso "Cria uma fruta e recolhe os prémios".