Trabalhos 2016

Escola Básica dos Castanheiros (Odivelas)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

20160414_130407.jpg
20160427_141340.jpg
20160427_141506.jpg
20160427_141512.jpg
20160427_141519.jpg
20160427_141529.jpg

Memória Descritiva:

Título do trabalho: “A laranja”
Materiais utilizados: embalagens Tetra Pak de sumos da Compal; 2 folhas de papel; papel autocolante; tesoura; cola; tinta cor de laranja.
Metodologias:
O trabalho é tridimensional.
O aluno amachucou duas folhas de papel e forrou-as com papel autocolante. À volta colou pedaços das embalagens de sumo, previamente recortados, tendo o cuidado de incluir os símbolos pedidos. No final, pintou tudo de cor de laranja e no topo colou uma folha de laranjeira.
Intervenientes: O aluno e um primo (de 10/11 anos).
Origem, modo de produção, características e benefícios nutricionais da laranja:
“A laranja é o fruto da laranjeira, uma árvore da família Rutaceae. É um fruto híbrido que teria surgido na Antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina. O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido, mas na natureza existem também as laranjas extremamente ácidas, que pertencem a outra espécie, Citrus aurantium. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidas, embora possam ser usadas em algumas receitas. A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. O albedo, a camada branca interior da casca, de dimensão variável, raramente é utilizado, apesar de ter um sabor levemente doce. É recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto. A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses. É por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países, especialmente nos Balcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakalem turco), em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialetos italianos.” in https://pt.wikipedia.org/wiki/Laranja
“A laranja é uma fruta popularmente conhecida por ser rica em vitamina C, mas além desta vitamina, a fruta também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectina e flavonoides, que aumentam o seu valor nutritivo. Os principais benefícios da laranja são as suas propriedades antioxidantes. Na fruta, existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonoides que apresentam propriedades anti-inflamatórias, anti tumor e que inibem a formação de coágulos no sangue. Os especialistas recomendam a ingestão de uma laranja por dia.
Benefícios à saúde
Devido às suas propriedades naturais, a laranja traz muitos benefícios à saúde, dentre os quais podemos citar:
 Combate ao colesterol
 Controle da pressão sanguínea
 Melhoria dos problemas digestivos
 Estímulo das funções intestinais
 Prevenção de gripes e infeções
 Reforço das defesas do organismo
 Correção da acidez excessiva do organismo
 Estímulo do sistema circulatório, combatendo inflamações das veias
 Diminuição do risco de derrame
 Pode evitar o câncer de boca e de estômago
3
O bagaço da laranja
A maior parte das fibras presentes na laranja é encontrada no bagaço. Na parte branca, encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo, a saber: na boca, ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cáries dentárias; no estômago, ela aumenta o volume do alimento, produzindo sensação de saciedade; no intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer neste órgão. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, sendo indicado aos que sofrem com prisão de ventre.
Formas de consumo da fruta
A laranja pode ser consumida em sua forma natural ou através de sucos, sendo que o ideal é que eles sejam feitos e consumidos na hora. Uma dica para aumentar o aproveitamento dos benefícios da fruta é bater a laranja no liquidificador ou em uma centrífuga, pois assim a casca também é utilizada. Ao espremer a laranja, a maioria dos nutrientes não serão aproveitados. Uma sugestão é fazer um bolo de laranja com a casca.
Dicas
– Antes de fazer uma caminhada, tome um copo de suco de laranja: ele é energizante, ajuda a hidratar e a diminuir o colesterol.
– Consuma a vitamina C junto com a vitamina E, aumentando assim a potência dos antioxidantes. Amêndoas, semente de girassol, pimentão e grão de bico são algumas das fontes de vitamina E.”
In http://www.remedio-caseiro.com/beneficios-e-propriedades-da-laranja/
In http://dieta-alimentar.blogspot.pt/2013/08/beneficios-laranja-saude.html
Rodrigo Alexandre da Costa Carvalho, n.º23, 6ºE