Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Vista superior do Ananás. <br/>A tampa de uma caixa, reciclada e pintada, serve de suporte (prato) para o Ananás.
Recurso a embalagens da Compal e símbolo FSC® na construção do fruto.
Vista lateral do Ananás.

Memória Descritiva:

MEMÓRIA DESCRITIVA
CRIA UMA FRUTA, COLHE PRÉMIOS – “O ANANÁS”
Materiais:
-Garrafão;
-Embalagens Tetra Pak, Compal e FSC;
-Cartão;
-1 rolo de cartão;
-Tampa de uma caixa de cartão;
-Papel de jornal;
-Tinta acrílica;
-Cola branca;
-Cola instantânea;
-Terra.
Métodos:
-Limpar o interior das embalagens e cortá-las;
-Recortar triângulos com pontas arredondadas, representando escamas;
-Pintar os triângulos de amarelo;
-Cortar a asa do garrafão;
-Encher parcialmente o garrafão com terra;
-Forrar o garrafão com papel de jornal;
-Colar as escamas no garrafão viradas para cima, de maneira a ficarem sobrepostas;
-Cortar cartão em forma de folhas e pintar de verde;
-Fazer o suporte para as folhas:
-Fazer pequenas ranhuras no rolo;
-Pintar o rolo da cor das folhas (verde).
-Colar o suporte no garrafão com as ranhuras viradas para baixo;
-Pintar a tampa de cartão e colá-la na parte inferior do garrafão.
Origem do ananás:
O ananás surgiu nas regiões tropicais e subtropicais. As suas primeiras referências remontam ao ano de 1555, no Brasil.
Modo de produção do ananás :
O ananás produz-se num solo cultivado manualmente. A plantação do ananás deve ser feita em filas, com algum espaço entre elas. A planta de onde vem o ananás também se chama ananás.
Características do ananás:
-Tem tamanho limitado;
-Possui folhas duras, que podem medir até 1 metro;
-A sua casca é constituída por escamas;
-Uma planta de ananás dá apenas um fruto de três em três anos;
-Tem um sabor intenso, doce, mas ácido simultaneamente.
Benefícios do ananás:
-Tem ação anti-inflamatória e antioxidante;
-Tem vitaminas A, B1 e E;
-É rico em fibras dietéticas e sais minerais;
-Os seus nutrientes facilitam o processo de digestão;
-Tem propriedades purificadoras, laxantes e mineralizadoras.
Trabalho realizado por:
Joana Matos, nº8; José Moreira, nº9; Maria Queirós, nº15; Sara Ribeiro, nº20 e Vera Santos, nº21 da turma 8ºF da Escola E.B. 2,3 de Marco de Canaveses.